2026 traz mudanças nas regras de aposentadoria

 2026 traz mudanças nas regras de aposentadoria

CATVE

Quem está perto de se aposentar precisa ficar atento às alterações, como tempo de contribuição, idade, sexo do trabalhador e registros. São tantas possibilidades que acabam deixando muitas pessoas com dúvidas sobre a aposentadoria.

Muita gente quer fazer os cálculos para entender quanto tempo ainda falta para se aposentar. Com a promulgação da Reforma da Previdência, em 2019, novas regras automáticas de transição vêm sendo aplicadas.

A advogada Fernanda Helene, especialista na área, explica o que muda em 2026.

“A regra da aposentadoria por tempo de contribuição por pontos exige dos homens 103 pontos, que é a somatória do tempo de contribuição com a idade. Ou seja, é necessário ter, no mínimo, 35 anos de contribuição, além da idade, para atingir os 103 pontos”, explicou.

Para as mulheres, a exigência é de 93 pontos, sendo necessários pelo menos 30 anos de tempo de contribuição, somados à idade.

“Em relação à aposentadoria por tempo de contribuição, na regra da idade mínima, exige-se o seguinte: para as mulheres, além dos 30 anos de contribuição, é necessário atingir a idade mínima de 59 anos e 6 meses”, detalhou a advogada.

Para os homens, a idade mínima exigida é de 64 anos e 6 meses, além dos 35 anos de tempo de contribuição.

É preciso estar sempre atento às regras. Fernanda explicou que a aposentadoria por idade se mantém:

“A aposentadoria por idade exige 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, com 15 anos de tempo de contribuição. Para os homens, esse tempo sobe para 20 anos apenas para aqueles que começaram a contribuir após a Reforma da Previdência, a partir de novembro de 2019”, disse.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também podem contar com outra ferramenta: é possível simular a aposentadoria pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar um especialista.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Notícia relacionada