Segunda fase da operação Xeque-Mate é realizada pela Polícia Civil

 Segunda fase da operação Xeque-Mate é realizada pela Polícia Civil

Foto: Reprodução PCPR

Na manhã desta sexta-feira (21/06), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou a segunda fase da “Operação Xeque Mate”, logrando êxito em cumprir 07 mandados de busca e apreensão domiciliar, bem como outros 02 mandados de prisão preventiva. As diligências ocorreram na cidade de Francisco Beltrão e contaram com efetivo aproximado de 35 Policiais Civis (19ª SDP de Francisco Beltrão, Delegacia de Salto do Lontra, Delegacia de Ampére, Delegacia de Capanema, Delegacia de Dois Vizinhos, Núcleo de Operações com Cães do DENARC) e Militares (21º BPM).

Além das duas prisões preventivas efetivadas, houve a apreensão de pequenas quantidades de maconha e balança de precisão. Também houve a apreensão de celulares e outros elementos que possibilitarão o aprofundamento ainda maior da investigação em tela.

Entenda o caso

Em 17 de outubro de 2023, por volta das 19h15min, policiais militares realizaram a abordagem a um veículo VW/Gol, que possuía em seu interior dois masculinos e mais uma adolescente, na cidade de Nova Prata do Iguaçu. Em revista veicular, os castrenses lograram êxito em localizar 147 kg de maconha. Encaminhada a situação à Polícia Civil, houve a confecção do respectivo auto de prisão em flagrante em relação aos dois homens, bem como o procedimento específico em relação à adolescente.

Em continuidade investigativa perpetrada em conjunto pelas Delegacias de Salto do Lontra, Dois Vizinhos e da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, a Polícia Civil (PCPR) logrou êxito em verificar uma série de conexões com terceiros e indícios para a venda de drogas (em especial maconha, cocaína e crack), além de menções e símbolo referentes a uma facção criminosa.

As investigações apontaram atuação não só na região sudoeste, mas também em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, indicando a suposta participação de outras 18 pessoas.

Destes alvos citados, foi possível verificar que diversos já possuíam passagens policiais e outros inclusive encontravam-se detidos em unidades prisionais em Francisco Beltrão e Pitanga.

Neste contexto, após representação da Polícia Civil por buscas domiciliares, houve a deflagração da primeira fase da “Operação Xeque Mate” em 19 de dezembro de 2023, oportunidade em que foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliar em Francisco Beltrão, além de outras quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que se encontravam detidos nas unidades do Departamento de Polícia Penal em Francisco Beltrão e Pitanga.

Na primeira fase, houve assim a formalização de duas prisões em flagrante e de outros dois termos circunstanciados, decorrentes das apreensões de ilícitos (porções de maconha, crack, munições de calibre .22, .38 e 9mm). Também houve a apreensão de elementos que possibilitaram, no decorrer do primeiro semestre de 2024, o avanço da investigação e a identificação de outros cinco suspeitos de participação no tráfico de drogas e em negociações de vendas de armas de fogo.

Destarte, o Delegado Titular da Delegacia de Salto do Lontra, Dr. André Mendes, fez nova representação que resultou nos noves mandados judiciais que foram cumpridos na data de hoje e ensejaram, como exposto, duas prisões preventivas e outros dois termos circunstanciados.

Junho Branco

A operação de hoje consiste em mais uma das atividades realizadas pela PCPR na região sudoeste neste “Junho Branco”, mês de conscientização e prevenção do uso de drogas, tal qual instituído em 1987 pela Organizações das Nações Unidas (ONU), oportuna em que – pelas delegacias locais – houve o aprofundamento em investigações contra o tráfico, bem como palestras educativas com viés preventivo e incinerações de drogas.

Fonte: PCPR

Redação DV Agora

Notícia relacionada