Inverno chega com tudo: SC tem primeiro registro de neve em 2025

 Inverno chega com tudo: SC tem primeiro registro de neve em 2025

Foto jornal razão

A primeira neve de 2025 em Santa Catarina foi registrada nesta quinta-feira (29) em cidades da Serra. Os registros aconteceram em Urupema, cidade que tem o título da Capital Nacional do frio, São Joaquim e em Bom Jardim da Serra (assista acima).

Além da neve, o estado registrou chuva congelada, fenômeno que ocorre quando flocos de neve se formam, derretem durante a queda e voltam a congelar antes de atingir o solo. No estado, a mínima chegou a -1,3ºC, às 8h, em Urupema.

A informação da neve foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, e a Defesa Civil estadual. Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, os fenômenos aconteceram na madrugada e há chance de novos registros ao longo da manhã (entenda abaixo os fenômenos).

As precipitações invernais, como neve e chuva congelada, são todo o tipo de fenômeno que envolve algo sólido ou líquido caindo das nuvens durante os meses mais frios do ano.

A neve acontece quando cristais de gelo que se desenvolveram na nuvem chegam ao solo; O fenômeno ocorre quando as temperaturas estão abaixo de 0ºC.

A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio.

Em nota, a Defesa Civil estadual afirmou que com as baixas temperaturas e a umidade disponível, ainda há condições para precipitação invernal, especialmente entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul. O tempo também traz risco alto a muito alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e doenças cardiorrespiratórias.

 Com as temperaturas negativas, visitantes e até um ‘caçador de frio’ se mobilizam nesta quinta a procura de precipitações invernais. Turistas também lotaram os hotéis nas cidades mais frias do estado.

Fonte: G1

Redação DV Agora

Notícia relacionada