Paraná reforça cuidados contra gripe em escolas com novas diretrizes da Saúde

 Paraná reforça cuidados contra gripe em escolas com novas diretrizes da Saúde

Alunos de Robótica se destacam na primeira Prova Paraná de 2023, com quase 70% de acertos no ensino médio

O documento ressalta a importância da vacinação contra a Influenza e a Covid-19 e a intensificação das ações que possam minimizar a transmissão dos vírus respiratórios, entre elas: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (2) a Nota Orientativa nº 5/2025 , com medidas de prevenção e recomendações destinadas às instituições de ensino frente aos casos de Síndrome Gripal (SG). Neste período do ano há um aumento na circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças e adolescentes.

Com o objetivo de conter os casos de gripe nesse público, a Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa enviou às escolas orientações e cuidados gerais para a prevenção da transmissão da doença.

O documento alerta para a prevenção de forma geral, tanto para casos individuais ou surto de Síndrome Gripal, que se caracteriza pela ocorrência de, pelo menos, três casos em ambiente fechado/restrito (mesma turma de uma creche ou escola), com intervalo de até sete dias, entre as datas de início de sintomas dos casos e vínculo entre eles.

Paraná registra mais de 10 mil casos e 469 mortes por síndromes respiratórias em 2025

Além disso, o documento ressalta a importância da vacinação contra a Influenza e a Covid-19, para evitar casos graves e mortes por estas doenças, e intensificação das ações que possam minimizar a transmissão dos vírus respiratórios, entre elas: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, e outras medidas.

“Estamos reforçando as recomendações às instituições de ensino para ficarem atentas nesse sentido, para cuidarem de nossas crianças e adolescentes durante este período mais frio. Crianças passam mais tempo em ambientes fechados, em maior contato e com menor circulação de ar, favorecendo a transmissão dos vírus respiratórios”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Paraná, em 2025, a cobertura vacinal da Influenza do grupo prioritário de gestantes, crianças e idosos indígenas está em 40,80%, sendo que a meta é imunizar pelo menos 90% desses grupos.

“Doe sangue, doe vida”: campanha Junho Vermelho incentiva doações no Paraná

Em abril o Governo do Estado iniciou a Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A força-tarefa envolveu escolas públicas e instituições privadas nos 399 municípios.

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Notícia relacionada