Fogo consome vegetação e exige três horas de combate intenso

 Fogo consome vegetação e exige três horas de combate intenso

Foto: CATVE

Uma grande área de vegetação pegou fogo na tarde desta terça-feira (22) em Cascavel, no oeste do Paraná, e causou transtornos tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para moradores de casas vizinhas. O incêndio durou quase três horas e exigiu a atuação de três equipes para conter as chamas.

Segundo os bombeiros, o fogo começou em lotes baldios e se alastrou rapidamente por áreas rurais, impulsionado pela vegetação seca e o tempo abafado. A área atingida é extensa e exigiu atenção redobrada.

Além deste caso, a corporação atendeu pelo menos dez ocorrências relacionadas a fogo em vegetação só nesta terça-feira em diferentes bairros da cidade, como 14 de Novembro, Quebec, Guarujá, Brasmadeira e Universitário.

Em todo o Paraná, até as 17h30, 40 registros de incêndios em vegetação já haviam sido contabilizados pelo Corpo de Bombeiros, o que evidencia o cenário de alerta provocado pelas condições climáticas.

O clima tem colaborado para o aumento no número de focos. A umidade relativa do ar atingiu 33% durante a tarde em Cascavel, índice considerado baixo e dentro da faixa de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O ideal, de acordo com a OMS, é que os níveis de umidade fiquem entre 40% e 70%. Abaixo de 30%, o risco é considerado crítico para a saúde e também para o meio ambiente.

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que a população evite qualquer tipo de queimada ou descarte de lixo em áreas abertas, principalmente neste período de estiagem, quando os riscos de incêndio são maiores.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Notícia relacionada