Criança de 7 anos não resiste após picada de escorpião no PR
Foto: Ilustração/Canva
Um menino de apenas 7 anos de idade morreu, na última terça-feira (30), após ser picado por um escorpião. O incidente aconteceu na segunda-feira (29) em Uraí, na região Norte do Paraná.
De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a criança foi inicialmente atendida pelos médicos do hospital Santa Casa de Uraí, que imediatamente acionou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CiaTox). Foi então que o garoto foi encaminhado para a Santa Casa de Cornélio Procópio, indicado pelo CiaTox.
Lá, a equipe médica tratou o caso com soroterapia e realizou a aplicação de 6 ampolas do soro antiescorpiônico (SAEsc). A aplicação terminou por volta das meia-noite de segunda-feira, mas, infelizmente, o menino que foi picado pelo escorpião não resistiu e morreu às 2h30 de terça.
Ao todo, o estado do Paraná registrou 6.998 picadas de escorpião em 2025. Dessas, quatro pessoas morreram, sendo três crianças e um adolescente. Além do caso registrado recentemente em Uraí, as outras picadas fatais aconteceram em Jacarezinho e Cambará. Em todo o território nacional, foram registradas 200 mortes por picada de escorpião.
Segundo a Sesa, há um motivo para crianças e adolescentes estarem entre as principais vítimas fatais. Por conta das características corporais, menos massa corporal e o veneno do animal espalhar se rapidamente, as crianças têm potencial para evoluir para gravidade e óbito mais rapidamente do que adultos.
Fonte: RICTV