Categories: Notícias Gerais

Acordo entre Paraná e Itália fortalece investigações contra o crime organizado

O Ministério Público do Paraná formalizou neste mês um acordo de cooperação técnica com a Procuradoria Nacional Antimáfia e Antiterrorismo da Itália para o compartilhamento de dados e informações, intercâmbio de experiências e capacitação com o objetivo de prevenir e reprimir organizações criminosas.

O acordo foi costurado no evento “O desafio da criminalidade organizada transnacional – cenários europeus e latino-americanos de cooperação judicial internacional – encontros em memória de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino”, em Palermo, na Itália.

Organizado pelo El Paccto 2.0 (programa de cooperação internacional financiado pela União Europeia que procura contribuir para a segurança e justiça na América Latina através do apoio à luta contra o crime organizado transnacional), o evento contou com o apoio do Programa Falcone Borsellino e a colaboração dos programas Copalad III e Itajust.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, representou o Paraná no evento. Ele disse que a parceria é muito importante para o Brasil, considerando a posição geográfica estratégica e o fato de que a atuação das organizações criminosas é transnacional.

“A articulação entre os eixos de polícia, justiça e sistema penitenciário, aliada à harmonização legislativa e ao intercâmbio de inteligência estratégica entre América Latina e Europa, constitui um alicerce essencial para o enfrentamento qualificado e coordenado da criminalidade transnacional”, afirmou.

Em sua apresentação, intitulada “O papel das organizações brasileiras na Tríplice Fronteira”, Zanicotti mostrou ainda como o Paraná está respondendo ao cenário complexo das organizações criminosas, especialmente por conta da posição estratégica na região da fronteira com dois países (Argentina e Paraguai).

“Temos enfrentado de forma firme e coordenada as ameaças do crime organizado. Com o apoio das forças policiais — estaduais e federais — temos conseguido impor obstáculos significativos à atuação dessas organizações. Mas conter não é suficiente. Nosso objetivo não é apenas resistir, é avançar”, disse.

A iniciativa reuniu autoridades da Europa e da América Latina, com o objetivo de promover um diálogo operacional e estratégico sobre perspectivas de cooperação judiciária contra as dinâmicas do crime organizado transnacional, incluindo as práticas de acumulação ilícita de ativos e os fenômenos de corrupção estrutural associativa.

As discussões em Palermo priorizaram três eixos: o conhecimento dos modelos estruturais e operacionais das organizações criminosas na Europa e na América Latina; a análise dos vínculos e processos de convergência entre organizações criminosas que controlam e operam no mercado global de drogas e seus financiadores ilícitos; e o intercâmbio de novas estratégias e técnicas investigativas.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

Confira a previsão do tempo para esta Quinta-feira (19) em Dois Vizinhos

Durante a quinta-feira, as instabilidades atmosféricas apresentam redução em relação aos dias anteriores. Ainda assim,…

23 minutos ago

Atropelamento com morte termina em fuga de condutor no PR

Um grave acidente com morte foi registrado na manhã de segunda-feira (17) na BR-376, em…

15 horas ago

Ação policial apreende 900 pacotes de cigarros contrabandeados em embarcação

Embarcação carregada com cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida em Guaíra, no Oeste do Paraná,…

15 horas ago

Paraná pode ter rajadas de até 100 km/h com aviso de vendaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade que vai atingir cidades…

16 horas ago

Saiba se a Quarta-Feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada em 2026 nesta quarta-feira (18), marca o encerramento do Carnaval…

16 horas ago

Suspeito de maus-tratos a animal tem prisão preventiva decretada

O homem que jogou um cachorro comunitário em um riacho de Pato Branco, no sudoeste…

18 horas ago