Foto: CNN
O Ibovespa fechou em queda de mais de 4% nesta sexta-feira (5) com o mercado reagindo negativamente à notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho Flávio como candidato à Presidência em 2026, para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em movimento surpreendente, o principal índice da bolsa reverteu a máxima histórica de 165 mil pontos e passou a operar com forte queda ao longo da tarde.
Analistas e economistas consultados pelo CNN Money conferem a mudança de humor à sinalização política de Bolsonaro. A leitura do mercado é de que a candidatura de Flávio significaria a manutenção da polarização política no país e reformas econômicas mais distantes.
Além disso, a percepção dos operadores é de que, em um hipotético segundo turno diante do petista, Flávio seria menos competitivo. A avaliação é de que os governadores de centro-direita que sinalizam candidatura teriam mais potencial para atrair o eleitorado de centro.
O Ibovespa encerrou o dia com recuo 4,31%, aos 157.369 pontos, na maior queda desde 22 de fevereiro de 2021, segundo dados da Elos Ayta.
O dólar disparou no Brasil e voltou a fechar acima dos R$ 5,40.
O dólar à vista encerrou o dia cotado a R$5,4346, com forte alta de 2,34% — o maior avanço percentual desde 10 de outubro deste ano, quando a moeda disparou 2,39% em meio ao mau humor do mercado com a política fiscal do governo. No ano, porém, a divisa acumula perdas de 12,05%.
No início do dia, as atenções do mercado financeiro brasileiro seguiam nos dados da inflação americana, com expectativas para decisão de juros nos Estados Unidos e no Brasil.
O PCE (índice de preços de gastos com consumo, na sigla em inglês) dos EUA aumentou 0,3% em setembro, em comparação ao mês anterior, de acordo com informações divulgadas pelo Bureau of Economic Analysis.
Fonte: CNN
Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…
Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…
Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…
Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…
Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…
Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…