Categories: Notícias Gerais

Balão cai durante voo irregular: piloto não tinha autorização para operar comercialmente

Anac diz que poloto “não possui licença de Piloto de Balão Livre”

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (23) que o piloto responsável pelo balão que caiu em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, não tinha licença para realizar voos comerciais. O acidente, ocorrido no sábado (21), deixou oito mortos.

De acordo com a Anac, o piloto não possuía a habilitação de Piloto de Balão Livre (PBL), exigida para esse tipo de operação. Além disso, o balão envolvido no acidente também não tinha certificação da agência.

A Anac esclareceu que, no Brasil, apenas voos de caráter desportivo com balões são permitidos atualmente. Não existe, no momento, nenhuma empresa ou aeronave certificada para realizar voos comerciais de balonismo no país. Apesar disso, a agência destaca que é possível obter essa certificação, desde que piloto, aeronave e empresa cumpram todos os requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas normas internacionais.

Ainda segundo a agência, o balonismo desportivo é considerado uma atividade de alto risco. Por isso, só é permitido embarcar passageiros com a ciência de que se trata de uma prática esportiva sem as garantias de segurança aplicáveis à aviação comercial.

A Anac também revelou que, no início de junho, técnicos da agência estiveram em Praia Grande para orientar autoridades locais e representantes do setor turístico sobre as exigências regulatórias para a realização de voos comerciais na região, que tem no balonismo uma de suas principais atrações turísticas.

No dia do acidente, a empresa Sobrevoar publicou que cumpria as regras estabelecidas pela Anac

Veja a íntegra da nota da Anac

“Primeiramente, a Anac reitera sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente com o balão tripulado de ar quente ocorrido no sábado, 21 de junho, em Praia Grande, Santa Catarina.

Antes do acidente, no dia 6 de junho, especialistas em regulação da Anac estiveram presentes em Praia Grande (SC) para discutir, em duas reuniões distintas com representantes do setor turístico local, Sebrae, Ministério do Turismo e Prefeitura local, sobre o potencial turístico do Geoparque, que envolve sete cidades da região em que o balonismo é atividade de destaque.

Na ocasião, a Anac ressaltou que já existe possibilidade de operação de voos certificados, desde que aeronave, profissional e empresa atendam aos requisitos regulamentares. Esses processos de certificação seguem padrões internacionais de segurança.

Todavia, atualmente não há operação certificada pela Anac de balão no Brasil. São permitidas operações com balão como prática desportiva. A prática desportiva de balonismo, assim como de outros esportes radicais, é considerada de alto risco por sua natureza e características, ocorrendo por conta e risco dos aerodesportistas. Uma pessoa somente pode embarcar outra pessoa em balão livre tripulado se o usuário estiver ciente de que se trata de atividade desportiva de alto risco.

A atividade do aerodesporto é normatizada pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 103. As aeronaves do aerodesporto não são certificadas, não havendo garantia de aeronavegabilidade. Também não existe uma habilitação técnica emitida para a prática e cabe ao desportista a responsabilidade pela segurança da operação.

Informamos que o balão acidentado no dia 21 de junho em Praia Grande (SC) não era certificado. O piloto não possui licença de Piloto de Balão Livre (PBL)”

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

Dupla é detida no PR por produção de pornografia infantil e outros crimes

Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…

1 dia ago

Sistema de pedágio eletrônico da EPR Iguaçu entra em operação no dia 23, com descontos

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…

1 dia ago

Homem é detido por ameaçar adolescente no interior de delegacia no PR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…

1 dia ago

Ação policial resulta na prisão de dois por tráfico e apreensão de crack, maconha e cocaína

Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…

1 dia ago

Suspeito é detido por agressão e intolerância contra mulheres árabes em shopping

Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…

1 dia ago

Ação de fiscalização intercepta mil maços de cigarros ilegais em Palotina

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de…

1 dia ago