Bombeiro cai de uma altura aproximada de quatro andares durante resgate, corporação apura acidente

 Bombeiro cai de uma altura aproximada de quatro andares durante resgate, corporação apura acidente

Foto: Reprodução

Um bombeiro caiu de uma altura aproximada de quatro andares ao tentar realizar um resgate em um prédio no Centro Histórico de Porto Alegre na quarta-feira (6). Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o militar perde a sustentação da corda ao se aproximar de uma janela.

A ação ocorreu após um homem se trancar em um apartamento e ameaçar tanto atear fogo no imóvel quanto saltar pela janela. A Brigada Militar (BM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Samu acompanharam a ocorrência. O morador foi contido.

Nesta quinta (7), o CBM informou que o militar, que não teve o nome divulgado, sofreu uma fratura no calcanhar, mas passa bem. “As causas da queda serão apuradas”, disse a corporação.

g1 enviou as imagens da queda a um especialista, que analisou o que pode ter causado o acidente com o bombeiro.

O bombeiro civil Rubens Fraga, diretor da escola de treinamento TransVidas, considera que o militar pode ter utilizado um equipamento errado na descida. Para o técnico em segurança do trabalho e supervisor de trabalho em altura, o bombeiro não usou o sistema de ancoragem correto.

“O militar usou ‘freio 8’ [equipamento com o formato do número, comum na prática de rapel, em descidas rápidas]. Pelo que vi, não usou um sistema de ancoragem correto, chamado ‘ascensor e descensor’. Para a descida, deveria ter uma outra corda com um trava-quedas, a gente chama de sistema de backup”, analisa Fraga.

O especialista cita a Norma Regulamentadora Nº 35 (NR-35), do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata de trabalhos em altura.

“Se você notar no vídeo, o erro também está na mão dele, que escapou do ‘freio 8’, liberando a corda da descida com o próprio peso dele. Pela NR-35 e pelo acesso por corda, isso não pode acontecer”, diz Fraga.

Na avaliação do técnico, “todo sistema de descida tem que ser dotado de trava-quedas, sistema de ancoragem e corda extra de backup para impedir a queda livre”.

Fonte: G1

DV Agora

Notícia relacionada