Categories: Notícias Gerais

Brasil apresenta índices de violência mais altos que países em guerra, segundo levantamento

Mesmo sem estar oficialmente em guerra, o Brasil apresenta níveis de violência superiores aos de países que enfrentam conflitos armados prolongados, como o Sudão, no norte da África. A comparação consta em levantamentos nacionais e internacionais que analisam homicídios e episódios de violência contra civis.

De acordo com o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Brasil registrou 35.365 homicídios dolosos em 2024, o que representa uma média de 97 assassinatos por dia. No mesmo período, o número de tentativas de homicídio chegou a 40.874, um aumento de 7,47% em relação a 2023. Já os casos de lesão corporal seguida de morte somaram 729 ocorrências.

Enquanto isso, o Sudão vive desde 2023 uma guerra civil provocada pela disputa de poder entre as Forças Armadas Sudanesas (FAS), lideradas pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Suporte Rápido (RSF), comandadas pelo general Mohamed Hamdan Dagalo. O conflito já provocou uma das piores crises humanitárias do mundo, com mais de 12 milhões de pessoas deslocadas e cerca de 150 mil mortos, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar do cenário devastador no país africano, um relatório recente do Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED) aponta que os indicadores de violência no Sudão ainda são menores do que os registrados no Brasil.

Brasil entre os países mais perigosos do mundo

O ACLED utiliza quatro critérios para medir a violência: letalidade, difusão geográfica, perigo para civis e número de grupos armados. Com base nesses indicadores, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking global, figurando entre os dez países mais perigosos do mundo.

Entre janeiro e o fim de novembro, foram registrados 9.305 casos de violência no Brasil, sendo que 4.449 atingiram diretamente civis. No mesmo período, o Sudão contabilizou 3.650 ocorrências, com 1.530 casos contra a população civil.

O ranking é liderado por países que enfrentam guerras recentes ou conflitos intensos, como Palestina, Mianmar e Síria. Outros países da lista convivem com altos índices de violência ligados à atuação de organizações criminosas ou grupos extremistas.

Dados do período entre dezembro de 2024 e novembro deste ano indicam ainda que Ucrânia e Rússia, mesmo após mais de três anos de guerra no Leste Europeu, apresentam níveis de violência menores do que os registrados no Brasil.

Apesar do cenário alarmante, o Brasil caiu uma posição no ranking recentemente, ao ser ultrapassado pelo Equador, que enfrenta uma grave crise de segurança pública associada à atuação de facções criminosas. No país vizinho, o presidente Daniel Noboa chegou a buscar apoio do empresário norte-americano Erik Prince, ligado ao setor de mercenários, na tentativa de conter a escalada da violência.

Fonte: Catve

Redação DV Agora

Recent Posts

Caminhonete furtada é recuperada com mais de uma tonelada de maconha, entre Verê e Dois Vizinhos

Uma caminhonete furtada foi recuperada e mais de uma tonelada de maconha apreendida na manhã…

7 horas ago

Dupla é detida no PR por produção de pornografia infantil e outros crimes

Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…

2 dias ago

Sistema de pedágio eletrônico da EPR Iguaçu entra em operação no dia 23, com descontos

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…

2 dias ago

Homem é detido por ameaçar adolescente no interior de delegacia no PR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…

2 dias ago

Ação policial resulta na prisão de dois por tráfico e apreensão de crack, maconha e cocaína

Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…

2 dias ago

Suspeito é detido por agressão e intolerância contra mulheres árabes em shopping

Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…

2 dias ago