Categories: Uncategorized

Brasileiro do Paraná some na Ucrânia após dizer à mãe que iria ao combate

O paranaense Wagner da Silva Vargas, de 29 anos, está desaparecido desde 15 de junho após um combate na guerra da Ucrânia, segundo confirmou a Direção-Geral da Corporação Militar das Forças Armadas à Embaixada do Brasil em Kiev.

Natural de Santo Antônio do Sudoeste, Vargas se voluntariou para lutar ao lado do exército ucraniano e mantinha contato diário com a mãe, Maria de Lourdes Lopes da Silva. A última troca de mensagens com ele aconteceu em 11 de junho e, segundo a mãe, ele avisou que ficaria sem celular por alguns dias, pois iria para a linha de frente.

“Ele escrevia todos os dias, me mandava ‘bom dia’. Depois avisou que iria para o combate e ficaria sem celular. Como ele já tinha ficado 20 dias sem contato antes, eu não desconfiei de imediato”, relatou a mãe.

De acordo com relatos de colegas que estavam com ele no dia do combate, Wagner foi vítima de um ataque por drone e, desde então, não foi mais visto. A mãe informou que antes de ir para a guerra, em março deste ano, ele não tinha experiência em combates.

“Cada pessoa diz uma coisa. Está sendo muito difícil. Mandei mensagens para a embaixada, mas ainda não tive resposta. Minha fé é que ele seja encontrado com vida, talvez em um hospital ou perdido do grupo”, desabafa a mãe.

Procedimentos após o desaparecimento

Após a notificação oficial, a Embaixada Brasileira em Kiev encaminhou à família um documento com orientações para casos de desaparecimento em combate. Uma delas é registrar o caso na Polícia Nacional da Ucrânia, por meio da embaixada, informando detalhes como data, local, sinais físicos e características pessoais da vítima.

Além disso, os parentes devem fornecer amostras de DNA para comparação com corpos ainda não identificados. O exame é gratuito e enviado para a Ucrânia. A família respondeu à solicitação da embaixada com as informações disponíveis ainda na sexta-feira (27), mas até esta terça-feira (1º) não recebeu novas atualizações sobre o paradeiro de Wagner.

A guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma ofensiva militar contra o território ucraniano. Desde então, o conflito provocou milhares de mortes, milhões de refugiados e intensos combates, especialmente no leste e sul do país.

A Ucrânia conta com apoio militar, financeiro e humanitário de países ocidentais, como os Estados Unidos e a União Europeia. A Rússia, por outro lado, enfrenta sanções econômicas internacionais. Até hoje, não há perspectiva concreta de fim do conflito.

Fonte: G1

Redação DV Agora

Recent Posts

Segundo mãe, grávida morta a facadas sofreu chutes na barriga antes de morrer

A mãe de Jéssica Rodrigues da Costa, de 31 anos, mulher grávida morta a facadas,…

9 horas ago

Suposta mistura de medicamento e bebida resulta na morte de jovem de 22 anos

Na madrugada desta terça-feira, 4, um jovem de 22 anos faleceu em sua residência, localizada…

9 horas ago

Idoso é espancado durante assalto e sofre ferimentos no Paraná

Um idoso de 71 anos ficou ferido após ser agredido durante um assalto na noite…

10 horas ago

Pai morre após fazer filho refém em ocorrência policial no Paraná

Um pai fez o filho de 5 anos refém na noite desta segunda-feira (3), na…

13 horas ago

Duas mulheres ficam feridas após serem atropeladas durante socorro a ciclista na BR-277

Duas mulheres, identificadas como Giulia Raineli da Silva Fernandes, de 23 anos, e Joice Rodrigues,…

13 horas ago

Telessaúde amplia acesso a atendimentos e agiliza diagnósticos especializados no SUS do Paraná

No Paraná, tecnologia e cuidado caminham juntos. Desde 2021, o Telessaúde, estratégia da Secretaria de…

15 horas ago