Categories: Política

Câmara desaprova mudanças do Senado e aprova reforma tributária

Por 324 votos a favor, 123 contrários e 3 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo.

A proposta requeria maioria absoluta. Em seguida, os deputados derrubaram as mudanças do Senado por 328 contrários, 18 favoráveis (a manter as alterações) e 7 abstenções. Com a aprovação, o projeto de lei complementar pode ser enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Agora, podem virar lei complementar, itens como cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto.

O relator do texto, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), leu o relatório na segunda-feira (16) à noite. As discussões foram concluídas por volta das 22h, mas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, transferiu a votação para esta terça, para haver um quórum mais alto.

O parecer de Lopes retira os principais pontos alterados no Senado, como a retirada das bebidas açucaradas do Imposto Seletivo (imposto cobrado sobre produtos que prejudiquem a saúde ou o meio ambiente) e a redução em 60% da alíquota para os serviços de saneamento e água e de veterinária.

O texto também derrubou a possibilidade de substituição tributária do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) e retomou as listas de princípios ativos específicos para os medicamentos com isenção ou com alíquota reduzida em 60%.

A versão aprovada pelo Senado tinha extinguido as listas e tinha estabelecido a isenção e a redução de alíquota com base em doenças e em funções de medicamentos.

Segundo Lopes, as mudanças farão a alíquota padrão de IVA cair para até 27,84%, contra alíquota de 28,55% da versão aprovada pelo Senado, a maior do planeta para esse tipo de imposto, superando a Hungria.

No caso dos serviços, o parecer de Lopes cria um redutor de 30% da alíquota sobre serviços veterinários, que tinha saído do Senado com redução de 60%.

O texto retira o redutor de 60% dos seguintes tipos de serviços: segurança da informação e cibernética; atividades educacionais complementares agregadas, como educação desportiva, recreacional e em línguas estrangeiras.

O texto também retirou a redução de alíquota da água mineral e dos biscoitos e bolachas de consumo popular. Os representantes comerciais deixam de ter alíquota reduzida em 30%.

Em relação à substituição tributária, o texto aprovado pelo Senado permitia a instituição de cobrança do IVA, conforme o desejo do Poder Executivo, no primeiro elo da cadeia produtiva, como ocorre atualmente com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre fumo e bebidas.

Dessa forma, a indústria seria responsável por recolher o tributo com antecedência, em nome dos demais elos da cadeia, como o comércio. Instituída nos anos 2000, a substituição tributária é encarada como uma forma de diminuir a sonegação.

Fonte: RICtv 

Redação DV Agora

Recent Posts

Mais de 33 mil alunos iniciam o ano letivo de 2025 nesta quarta-feira

Mais de 33 mil crianças da Rede Municipal de Ensino iniciam o ano letivo de…

13 horas ago

Defesa de Robinho apela ao Supremo para que ex-jogador seja libertado

A defesa do ex-jogador de futebol Robinho recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: vacina contra o HPV é eficaz na prevenção da doença também em homens

A relação entre o Papiloma Vírus Humano, ou HPV, e o câncer de colo de…

15 horas ago

Prefeitura entrega escrituras para famílias desabrigadas pelas cheias do Rio Jirau

A manhã desta terça-feira (04) foi marcada por emoção e esperança no Gabinete do Executivo…

15 horas ago

Marca de derivados de leite investirá R$ 680 milhões em nova fábrica em Francisco Beltrão

A Sooro Renner, líder nacional na produção de proteínas derivadas do soro de leite, apresentou…

16 horas ago

Jovem influenciadora Isabel Veloso, de 18 anos, é internada com dores intensas e falta de ar

Isabel Veloso, influenciadora de 18 anos conhecida por compartilhar sua luta contra um Linfoma de…

16 horas ago