Categories: Saúde

Campanha de combate à dengue nas escolas tem início nesta segunda-feira

A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o mosquito Aedes aegypti e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele.

Em nota, o MEC informou que as atividades serão desenvolvidas ao longo de um período de dez semanas em todas as redes de ensino e também na rede de saúde. “Serão promovidas ações de alinhamento junto aos gestores do Programa Saúde na Escola para mobilização das redes nos territórios”.

“O objetivo é sensibilizar todos os estados e municípios que aderiram ao PSE [Programa Saúde na Escola] para a realização de atividades educativas e de aprendizagem integradas às temáticas do programa. Além disso, será disponibilizado um relatório detalhado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.”

A campanha foi dividida em quatro fases.

  • Preparação: nas primeiras duas semanas, a gestão local do PSE vai planejar as ações na saúde e na educação. Haverá um incentivo para as redes realizarem vistorias nas escolas, a fim de identificar focos de criadouros do Aedes aegypti.
  • Sensibilização: na terceira e na quarta semana, serão realizadas exposições dialogadas, rodas de conversa e demais atividades educativas para sensibilizar estudantes, professores e funcionários sobre a prevenção da dengue. Também serão distribuídos materiais informativos para conscientização.
  • Engajamento: entre a quinta e a oitava semana, ocorrerão ações práticas nas escolas, incluindo atividades educativas interativas, como gincanas, teatros e jogos, que buscam envolver os estudantes de maneira lúdica na prevenção da dengue. A campanha será divulgada para a comunidade local por meio de mídias sociais, rádio, jornais e outros.
  • Avaliação e encerramento: nas duas últimas semanas, serão analisados os dados epidemiológicos de cada Secretaria Municipal de Saúde sobre a notificação de casos de dengue e de focos do mosquito nos territórios de escolas participantes da mobilização. Também serão preparados os relatórios finais, com descrição de todas as atividades realizadas, os resultados obtidos e as lições aprendidas para orientar iniciativas futuras.

Fonte Agencia Brasil.

Redação DV Agora

Recent Posts

Mulher é presa após agredir bebê e ameaçar matar os próprios filhos em Dois Vizinhos

Na noite deste sábado (25), a Polícia Militar de Dois Vizinhos prendeu uma mulher após…

58 minutos ago

Mulher salta de janela de apartamento para escapar de tentativa de feminicídio

Uma mulher de 54 anos precisou pular do segundo andar de um apartamento, para escapar…

3 horas ago

Grave acidente entre carro e caminhão na BR-476 deixa motorista morto e mulher ferida

Um grave acidente registrado na noite de ontem, domingo (26), por volta das 22h30, resultou…

3 horas ago

Carona termina em tragédia: homem é esfaqueado no peito por desconhecidos na PR-180

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na noite de quinta-feira (23), após dar…

3 horas ago

Tragédia no esporte: técnicos de vôlei morrem em acidente rumo a competição no Paraná

As duas vítimas que morreram em um acidente na BR-277, em Palmeira, nos Campos Gerais…

4 horas ago

Confira a previsão do tempo para esta Segunda-feira (27) em Dois Vizinhos

Tempo segue sujeito a chuvas no Paraná nesta segunda-feira. Presença de uma frente fia sobre…

4 horas ago