Campanha Janeiro Verde destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

 Campanha Janeiro Verde destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

Foto: CATVE

A campanha Janeiro Verde reforça a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. Quanto mais cedo isso for feito, maior a eficácia do tratamento e maiores as chances de cura.

O câncer de colo do útero é um dos tipos mais frequentes entre mulheres de todas as idades, e a principal causa está relacionada a uma infecção.

A orientação é que a mulher fique atenta ao próprio corpo, observando corrimentos e alterações no ciclo menstrual. No entanto, essas situações nem sempre estão diretamente ligadas ao câncer.

Muitas vezes, esse tipo de câncer não apresenta sinais nem sintomas na fase inicial e, por isso, as consultas periódicas ao ginecologista são essenciais para o diagnóstico precoce da doença. Nesse contexto, também entram em cena os exames preventivos, entre eles, o Papanicolau.

Outra estratégia importante é a vacina contra o HPV, indicada antes do início da vida sexual e que faz parte do calendário do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes — meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.

O câncer de colo do útero tem tratamento, que varia de acordo com o estágio da doença.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Notícia relacionada