Categories: Uncategorized

Chuvas de até 150 mm e tardes geladas atingem regiões com avanço de frente fria

A região Sudeste do Brasil, especialmente seu litoral, enfrenta um período de instabilidade climática, marcado pela passagem de uma frente fria. De acordo com a Climatempo, esse fenômeno intensifica o vento marítimo, resultando em acúmulo de umidade e formação de áreas de instabilidade em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Até domingo (6), a chuva será frequente nas áreas costeiras, com possibilidade de intensidade moderada a forte por horas consecutivas. A baixa chance de raios contrasta com a preocupação em relação a deslizamentos em encostas e transtornos como alagamentos e transbordamento de córregos em cidades litorâneas.

Acúmulo de chuva supera médias históricas

A previsão da Climatempo indica volumes significativos de chuva até sexta-feira (4). O estado do Rio de Janeiro pode registrar os maiores volumes, atingindo até 150 mm. Esse valor é considerado elevado para julho, período de baixa precipitação no litoral sudeste. Para o litoral de São Paulo e Espírito Santo, a expectativa é de volumes entre 50 mm e 100 mm.

A chuva persistente provocada pela frente fria já foi observada no litoral de São Paulo, com cerca de 50 mm acumulados em menos de 24 horas. Nesta quarta-feira (2), a precipitação continua na Baixada Santista e no Litoral Norte de São Paulo.

No Rio de Janeiro, a intensificação da chuva ocorre nesta quarta-feira, com Angra dos Reis e Paraty entre as áreas mais afetadas. A região do Grande Rio também registra acumulados de precipitação incomuns para essa época. Dados do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro indicam 80 mm na Rocinha, 76,4 mm no Alto da Boa Vista e 58,4 mm no Jardim Botânico entre 1 e 2 de julho. A média de julho na cidade do Rio é de 57 mm (1997-2024).

A região serrana fluminense e cidades serranas capixabas também terão chuva frequente até sábado (5) e fim de semana, respectivamente.

Temperaturas baixas e mar agitado

O céu nublado, a chuva contínua e a presença de ar frio de origem polar manterão as temperaturas baixas em todo o leste da região Sudeste. A sensação de frio será acentuada em áreas como Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As tardes, em particular, serão mais frias nos próximos dias.

A população do litoral sudeste deve estar atenta ao mar agitado. A passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sul e ventos marítimos persistentes podem elevar as ondas e gerar risco de ressaca.

Fonte: Canal Rural 

Redação DV Agora

Recent Posts

Segundo mãe, grávida morta a facadas sofreu chutes na barriga antes de morrer

A mãe de Jéssica Rodrigues da Costa, de 31 anos, mulher grávida morta a facadas,…

10 horas ago

Suposta mistura de medicamento e bebida resulta na morte de jovem de 22 anos

Na madrugada desta terça-feira, 4, um jovem de 22 anos faleceu em sua residência, localizada…

11 horas ago

Idoso é espancado durante assalto e sofre ferimentos no Paraná

Um idoso de 71 anos ficou ferido após ser agredido durante um assalto na noite…

12 horas ago

Pai morre após fazer filho refém em ocorrência policial no Paraná

Um pai fez o filho de 5 anos refém na noite desta segunda-feira (3), na…

14 horas ago

Duas mulheres ficam feridas após serem atropeladas durante socorro a ciclista na BR-277

Duas mulheres, identificadas como Giulia Raineli da Silva Fernandes, de 23 anos, e Joice Rodrigues,…

14 horas ago

Telessaúde amplia acesso a atendimentos e agiliza diagnósticos especializados no SUS do Paraná

No Paraná, tecnologia e cuidado caminham juntos. Desde 2021, o Telessaúde, estratégia da Secretaria de…

17 horas ago