Ciclone muda o tempo e provoca risco de geada no estado
Foto: Arquivo/Dois Vizinhos Agora
A semana de 14 a 18 de julho deve contar com dias bem variados em relação às condições climáticas, no Paraná.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar), enquanto que alguns dias devem ser ensolarados, outros devem ser chuvosos, dependendo da região.
Para as cidades da metade sul, há geadas previstas entre sexta-feira (18) e o final de semana, aponta o órgão. Palmas, por exemplo, deve registrar 1ºC.
De acordo com o Simepar, a expectativa é que a semana comece ensolarada, e registre baixas gradativas nas temperaturas.
“Nesta segunda-feira, presença de sol novamente no Paraná, especialmente de tarde. Temperaturas pela manhã mais baixas e um pouco frio no sul, Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba. Destaque para área a noroeste, esquentando novamente um pouco mais até o período da tarde. Nesta terça-feira, o sol volta a predominar em grande parte do Paraná, especialmente no período da tarde. No amanhecer, as regiões do sul e parte do leste do estado registram temperaturas mais baixas, com frio em alguns municípios e valores abaixo dos 10 °C”, explica o órgão.
Já entre quarta (16) e sexta-feira (18), o tempo volta a mudar no Paraná. O Simepar explica que o desenvolvimento de um ciclone mais ao sul do país contribui para o avanço de uma frente fria, que atinge o estado ainda na quinta-feira (17).
“As primeiras áreas a sentirem os efeitos do sistema serão as regiões oeste e sudoeste, onde há previsão de chuvas a partir da tarde. Na sexta-feira, (18) com o avanço do ar mais frio na retaguarda da frente fria, as temperaturas voltam a apresentar declínio, especialmente entre o oeste, sudoeste e sul do estado. Nesses setores, há risco de geadas ao amanhecer, principalmente em locais de maior altitude e com céu mais limpo”, detalha.
No final de semana a estabilidade atmosférica deve persistir. As temperaturas seguem mais baixas durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã, bem como à noite, principalmente nas regiões sul e parte do leste do estado.
“Nesses setores, o frio permanece mais intenso, com condições favoráveis para a formação de geadas ao amanhecer, especialmente entre sábado e domingo. O tempo firme e com céu mais limpo durante as noites contribui para o acentuado resfriamento nessas áreas”, ressaltam os meteorologistas.
❄️ O que é preciso para a formação de geada
Entre as condições necessárias para a formação do fenômeno, de acordo com os meteorologistas do Simepar, estão:
temperaturas do ar abaixo de, pelo menos, 5ºC;
céu claro, com poucas nuvens;
ausência de vento, que possibilite a formação do orvalho;
umidade relativa baixa.
Essas condições meteorológicas são observadas com o avanço de massas de ar polar, ou seja, massas de ar frio e seco. O fenômeno costuma ocorrer entre o final da madrugada e o início das manhãs e, normalmente, é seguido por céu azul.
Fonte: G1