Foto: Samilli Penteado/RPC
O Paraná amanheceu com geadas nesta segunda-feira (12) – e o fenômeno deve se repetir nos próximos dias, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Veja previsão do tempo mais abaixo.
A maior parte dos municípios atingidos fica no centro e no sul do estado.
De acordo com o Simepar, a menor temperatura foi registrada em Pinhão, na região central, onde os termômetros chegaram a 0ºC.
O registro foi feito pela estação meteorológica do órgão. Veja, abaixo, as menores e as maiores temperaturas mínimas identificadas pelo Simepar nesta segunda-feira (12):
Onde fez mais frio:
Onde fez menos frio:
Até esta segunda-feira (12), o recorde de frio do ano registrado no estado foi no dia 1º de julho, quando General Carneiro, cidade da região Sul, marcou -3,9ºC.
De acordo com o Simepar, a queda nas temperaturas se deve a uma massa de ar frio e seco que está presente sobre o Sul do Brasil – e o vento, predominando de sul a sudoeste, aumenta a sensação de frio.
As geadas, temperaturas próximas de 0ºC e o tempo seco devem continuar nos Campos Gerais e na metade sul do estado pelo menos até quarta-feira (14) ou quinta-feira (15), segundo a previsão do órgão.
“Na sexta-feira o frio perde intensidade na manhã. Volta a esquentar mais durante as tardes, principalmente a partir de quinta-feira. […] Final de semana sem chuvas no Paraná, e com temperaturas bastante elevadas à tarde”, aponta o Simepar.
Segundo o Simepar, entre o centro-sul e o sul do estado, as condições são favoráveis para geada moderada a forte na terça-feira (13), principalmente em áreas mais baixas.
“As temperaturas no amanhecer ficam bastante baixas em todos os setores, com risco de geadas em praticamente toda a ‘metade sul’ paranaense (exceto litoral). O vento perde intensidade, o que favorece a formação de geadas mais amplas. Durante o dia o céu fica com pouca nebulosidade, mas mesmo assim não esquenta muito à tarde”, diz o órgão.
Veja a previsão do tempo para as principais cidades do Paraná, de acordo com o Simepar:
Na quarta-feira (14) a previsão é que a geada se intensifique e atinja mais cidades dos Campos Gerais e metade sul do estado, aponta o Simepar.
Entretanto, a expectativa é que as temperaturas subam mais durante a tarde. A amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, pode chegar a cerca de 20ºC em uma mesma cidade, prevê o órgão.
Veja a previsão do tempo para as principais cidades do Paraná, de acordo com o Simepar:
Fonte: G1
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da…
Após três anos e sete meses de suspensão, as tarifas nas praças de pedágio voltaram…
O Brasil fechou o mês de maio com saldo positivo de 148.992 postos de trabalho…
O Governo do Paraná está perto de concluir o mais amplo estudo já feito para…
Um homem de 42 anos, funcionário de um posto de combustíveis de Ponta Grossa, nos…
As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de direito e recursos…