Foto: Divulgação/SSP-PI
Dois suspeitos de envolvimento no sequestro de Jorge Gabriel Carvalho, de 14 anos, ocorrido no município de Monsenhor Gil — a cerca de 60 km de Teresina — morreram em confronto com a polícia na noite de sexta-feira (27), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Ao g1, a SSP-PI informou que Ítalo da Silva Araújo, apontado como mentor do crime, segue foragido. Na tarde de sexta, cinco pessoas foram presas — dois homens e três mulheres — após o adolescente ter sido encontrado em um cativeiro no município de Nazária, localizado a aproximadamente de 40 km de Monsenhor Gil, onde ele havia sido sequestrado, na noite de quinta-feira (26).
Segundo a SSP, outros dois suspeitos foram localizados ainda durante a noite. No momento da abordagem, eles teriam reagido, dando início a um confronto com os policiais.
“Ambos foram baleados, receberam os primeiros socorros no local e foram imediatamente encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT)”, informou a secretaria por meio de nota oficial.
Posteriormente, foi confirmada a morte dos dois suspeitos. A SSP também reiterou que o homem apontado como mentor do crime, Ítalo da Silva Araújo, segue foragido.
“As investigações continuam em andamento para esclarecer todos os detalhes do caso e garantir a responsabilização dos envolvidos”, concluiu o comunicado.
Suspeito de ser mentor do crime era monitorado pela polícia: Segundo o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), o delegado Anchieta Nery, Ítalo já era monitorado, o que facilitou o planejamento da polícia para localizar o cativeiro e resgatar o adolescente.
Conforme o delegado, o mentor do sequestro foi preso e condenado por assassinato e fugiu da penitenciária em 2021. Ao ser solto em 2023, rompeu a tornozeleira eletrônica que usava.
Além disso, ele é suspeito de aplicar golpes em comerciantes fingindo ser membro de uma facção criminosa. O homem também é investigado por extorquir outras vítimas.
“Existia uma investigação em andamento contra o principal suspeito e sua companheira. Ele já vinha extorquindo comerciantes e evoluiu para um crime ainda mais grave: o sequestro. O alvo foi o adolescente, com o objetivo de exigir dinheiro do pai, que é comerciante. Mas não funcionou”, explicou Anchieta.
A companheira de Ítalo, Maria Amanda Ferreira da Silva, é suspeita de envolvimento em crimes como roubo qualificado e extorsão, cometidos ao lado do mentor do sequestro do adolescente.
Segundo a SSP, o grupo contou com apoio logístico de outros comparsas, que cederam um carro e uma casa na zona rural de Nazária para servir como cativeiro.
Dinheiro pelo resgate
O pai de Jorge Gabriel, Almerindo Carvalho, disse à imprensa que as pessoas que raptaram o menino entraram em contato, na manhã desta sexta, e pediram R$ 250 mil pelo resgate dele.
“Eles queriam Pix e eu disse que só dava em espécie. Aí [o valor] foi baixando. A gente estava muito tenso. Disseram que se eu colaborasse tudo ia ficar ok”, lembrou o pai.
Apesar da pressão psicológica, Almerindo não cedeu. Ele é empresário do ramo da construção civil e acredita que isso tenha influenciado o rapto do adolescente.
“Eles viram o dinheiro fácil e pediram resgate. É uma cidade pequena, vou ter que mudar muita coisa [em relação à segurança]. Nunca tinha passado por nada parecido. Não desejo a ninguém”, completou.
Fonte:G1
Uma mulher, de 34 anos, identificada como Penélope, foi morta no quintal de casa onde…
A morte de Luiz Ricardo Lima, de 7 anos, gerou revolta entre familiares, que alegam…
Uma jovem de 19 anos foi agredida com golpes de facão na cabeça e teve…
Na noite de sexta-feira (31), por volta das 21h, uma equipe da Polícia Militar de…
Uma adolescente de 13 anos foi localizada pela Polícia Militar na casa de um jovem…
Durante patrulhamento na rodoviária de Cascavel, a equipe do Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos…