Getty Images
Oito marcas de azeite de oliva foram desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta sexta-feira (6/6), por fraude. Análises feitas em laboratório identificaram óleos vegetais misturados aos produtos, revelando que eles não atendem aos padrões de qualidade.
As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo e da Polícia Civil de São Paulo. As amostras dos produtos foram coletadas e avaliadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). A análise físico-química classificou os produtos como impróprios para o consumo.
“As análises confirmaram que os produtos não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. Foi detectada a presença de outros óleos vegetais em sua composição, o que caracteriza fraude”, afirma o Mapa em comunicado. Das oito marcas desclassificadas, apenas uma tem registro. O ministério ressalta que a comercialização dos produtos é considerada uma infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados.
Confira a lista das oito marcas de azeite
Santa Lúcia
Villa Glória
Alcobaça
Terra de Olivos
Casa do Azeite
Terrasa
San Martín
Castelo de Viana
Fonte: Metrópoleshttps://www.metropoles.com/saude/ministerio-proibe-8-marcas-azeite 
Final de noite com presença de poucas nuvens no Paraná.Apenas entre os Campos Gerais e…
Na manhã desta segunda-feira (03), uma operação do Núcleo de Operações Especiais de Fronteira (NOE-Fron)…
Um jogador de Futebol 7 morreu neste domingo (2) durante uma partida da Copa Matinhos,…
Uma tragédia abalou o bairro Comasa, em Joinville, na manhã de domingo (2). Um bebê…
Um pedido de pizza, que na verdade escondia um caso de violência doméstica, chamou a…
O aniversário de um policial militar em uma balada, na cidade de Colombo, na Região…