Deslizamento de terra forma cratera enorme e divide rua ao meio após chuvas intensas
Foto: Redes sociais/ Reprodução
Uma rua em São Bento do Sul, uma das principais cidades do Norte de Santa Catarina, foi dividida ao meio após um deslizamento formar uma cratera na via nesta sexta-feira (12) (foto acima). Segundo a prefeitura, até as 10h30 não havia casas interditadas, embora um mapeamento de possíveis locais de risco tenha sido feito para monitoramento.
O município acredita que o desmoronamento tenha ocorrido devido ao rompimento de uma rede de drenagem da Rua Romualdo Quint que estava em processo de pavimentação. O estado enfrenta chuvas intermitentes desde o início da semana.
A coordenação regional da Defesa Civil também se desloca de Joinville para avaliar a situação. Não há feridos.
Uma equipe multidisciplinar atua no local, no bairro Rio Negro, para conter o deslizamento, onde há 11 casas próximas, segundo a prefeitura. O bairro possui histórico de problemas com desmoronamentos.
Previsão do tempo
A instabilidade diminui em Santa Catarina no início desta sexta-feira. A Defesa Civil do estado prevê, no entanto, que uma nova baixa pressão atmosférica, entre a tarde e noite, favoreça o retorno das precipitações.
Dessa forma, conforme o órgão, as chuvas se mantêm persistentes e às vezes intensa, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o Norte catarinense.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a circulação marítima mantém as chuvas frequentes ao longo do dia. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas.
O sábado (13) também começa com chuva entre o Vale do Itajaí e o Norte, mas a partir da tarde uma baixa pressão se intensifica e reforça as chuvas no restante do estado, que podem vir acompanhadas de temporais com raios e rajadas de vento, sobretudo no Grande Oeste.
Só a partir de terça-feira (16) que o tempo volta a ficar firme, conforme a previsão da Defesa Civil.
Fonte: G1