Detran-PR recomenda que candidatos verifiquem informações apenas nos canais oficiais
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população sobre golpes utilizando o programa CNH Social para atrair vítimas e gerar prejuízo. Os golpistas confeccionaram sites com layouts que imitam páginas do governo federal e do Governo do Estado. Além disso, utilizam meios de comunicação como e-mails, mensagens SMS ou por meio de aplicativos para obter dados pessoais e até exigir depósitos financeiros.
Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.
“Não clique em links, não ceda seus dados para um estranho, não faça pix, nem pague boletos ou faça transferências. Verifique sempre as páginas e aplicativos oficiais do Governo do Estado para não ter prejuízo”, alerta Santin Roveda, diretor-presidente do Detran-PR. Os sites oficiais do Governo do Paraná terminam sempre com pr.gov.br.
O programa, estabelecido por lei sancionada pelo governador Ratinho Junior em novembro, teve seu primeiro edital lançado nesta quinta-feira (12) na modalidade Habilita, voltada à primeira habilitação nas categorias A e B. O público-alvo são paranaenses com renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Apesar do edital estar disponível em diversas páginas institucionais, as inscrições só podem ser realizadas por meio do portal próprio do programa cnhsocial.detran.pr.gov.br e só pode ser feita diretamente pelo candidato, sem nenhum intermediário.
“Nós temos percebido uma grande adesão por parte do público, são mais 9 mil inscritos em um pouco mais de 24h de lançamento, tivemos algumas instabilidade dos servidores e claro que os criminosos utilizam esse momento de euforia da população em uma oportunidade de causar prejuízo”, destaca Santin.
Para participar será preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde o benefício será concedido. Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Não poderão participar pessoas que tenham algum tipo de restrição do direito de dirigir (habilitação suspensa ou cassada). A lista com a homologação final dos aprovados deverá ser publicada em 31 de março, no site do programa.
Fonte: Tnonline