Categories: Notícias Gerais

Direito à mobilidade: Estado quer oferecer CNH grátis para quem mais precisa

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou nesta segunda-feira (24) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que prevê a instituição de um programa social para formação e habilitação de condutores de veículos automotores. A iniciativa, que será analisada pelos deputados estaduais, estabelece que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluir ou mudar de categoria gratuitamente.

Estão incluídos no projeto, ainda, a isenção de custos para a realização de cursos especializados de direção e a inclusão da observação sobre Exercício de Atividade Remunerada (EAR) no documento.

Chamado de CNH Social, o programa será coordenado pelo Detran-PR e visa reduzir desigualdades sociais e econômicas, além de auxiliar pessoas de baixa renda a terem mais chances de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Caso seja aprovada pelo legislativo estadual, a proposta isentará os beneficiários do pagamento de taxas relacionadas a exames médicos, cursos teóricos e práticos e demais procedimentos necessários para a obtenção ou mudança de categoria da CNH.

“Com a missão dada pelo governador Ratinho Junior e depois de muito trabalho por parte do Detran, foi possível dar início a primeira etapa para a implementação do programa CNH Social – uma iniciativa que leva inclusão, mobilidade e oportunidades a milhares de paranaenses, e que ajuda a cumprir uma importante meta do Governo do Estado”, comenta o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

O programa poderá atender até cinco mil pessoas com renda familiar mensal de até três salários-mínimos já em 2025. Para pleitear uma vaga, os interessados deverão comprovar que estão enquadrado nos critérios financeiros, que residem no Paraná e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de atender a outros requisitos específicos de cada modalidade.

As vagas do CNH Social serão divididas em quatro modalidades. A primeira, chamada de Habilita, é voltada à obtenção da primeira CNH nas categorias A, B ou AB. A segunda, denominada Profissionaliza, destina-se aqueles que já possuem CNH, mas querem acrescentar as categorias C, D ou E em sua habilitação para ampliar as oportunidades de emprego.

As duas modalidades restantes buscam garantir uma cota de participação de públicos específicos no programa. Uma delas, chamada CNH nas Escolas, reserva 10% das vagas dos beneficiários da primeira habilitação para estudantes ou jovens formados que tenham cursado os três anos do ensino médio na rede pública estadual.

Batizada de Mais Mulheres na Direção, a última modalidade garante às mulheres 10% das vagas para obtenção da primeira CNH e na adição das categorias A ou B. Já no caso de mudança para as categorias C, D ou E, a participação do público feminino será de pelo menos 50%.

Além disso, 5% das vagas totais serão destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

Na mensagem endereçada ao presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, o governador ressalta que o programa está alinhado às diretrizes orçamentárias do Estado e será financiado pelo Detran-PR, podendo contar com recursos de convênios, doações e emendas parlamentares.

Caberá ao órgão estadual, também, a regulamentação detalhada do CNH por meio da publicação de normativos próprios.
Fonte: Agência Brasil

Redação DV Agora

Recent Posts

Droga escondida em fundo falso: quase 100 kg de maconha apreendidos na Ponte da Amizade

Quase 100kg de maconha foram apreendidos na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu,…

2 horas ago

Ações tecnológicas e mais fiscalização fazem desmatamento cair no Paraná

O Paraná é o estado brasileiro que mais conseguiu reduzir o desmatamento em seu território…

2 horas ago

Acidente na BR-277: mãe e filho morrem após batida frontal; cinco ficam feridos

Mãe e filho morreram em grave acidente no quilômetro 646 BR-277 em Céu Azul, no…

2 horas ago

Após decidir ir a bar, mulher é morta a facadas pelo companheiro

Uma mulher, de 38 anos, foi morta a facadas pelo companheiro após ela decidir ir…

2 horas ago

Confira a previsão do tempo para esta Segunda-feira (01) em Dois Vizinhos

 Tempo fica instável no Paraná nesta segunda-feira. Além da presença de um sistema de baixa…

3 horas ago

Patrulha Rodoviária Estadual apreende carga de agrotóxicos na BR-277

O transporte de 150 pacotes de agrotóxicos por um rapaz de 20 anos foi flagrado…

2 dias ago