Foto reprodução
Feita após as eleições municipais, a Pesquisa Eleitoral Ágili mostra o panorama para as próximas disputas majoritárias no Paraná. A um ano e dez meses das eleições gerais de 2026, o senador Sergio Moro (União) aparece como favorito para a disputa pelo governo do estado. Para o Senado, o atual governador Ratinho Júnior (PSD) garantiria uma das duas vagas em todos os cenários testados pelo levantamento.
Considerando-se a pesquisa estimulada (quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados), Sergio Moro mantém mais de 30% de intenção de voto em todos os cenários. O ex-juiz da Lava Jato foi eleito senador no estado em 2022, com 33,5% dos votos.
No primeiro cenário testado pela pesquisa, Sergio Moro tem 34% de intenção de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito de Curitiba, que deixará o cargo em janeiro, Rafael Greca (PSD), que tem 18,70%. Em terceiro lugar aparece o ex-deputado bolsonarista Paulo Martins (PL), com 15,5%. Em quarto lugar está Ênio Verri, indicado pelo presidente Lula à direção de Itaipu, com 6,6%. Nesse caso, 18,7% dos entrevistados não votariam em nenhum deles, enquanto 6.5% não sabem ou não responderam. No segundo cenário, sem Greca, Sergio Moro (União) lidera com 36,10% das intenções de voto, seguido por Paulo Martins, que tem 18%. Em terceiro lugar aparece o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), com 9,2%, e Ênio Verri (PT), com 6,9%. Nessa configuração, 22,5% dos entrevistados dizem que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 7,4% não sabem ou não responderam.
Numa outra configuração, Sergio Moro fica com 37%, mantendo a liderança, seguido de novo por Paulo Martins, com 18,4%. Ênio Verri aparece em terceiro lugar, com 7,9%, enquanto o secretário estadual de Planejamento (PSD) figura em quarto, com 6,30%. Neste cenário, 23,2% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos, e 7,2% não sabem ou não responderam.
Pesquisa para o Senado no Paraná
No Senado são testados três cenários, dois com a participação do governador Ratinho Júnior. O gestor estadual está em seu segundo mandato e não pode se reeleger, o PSD tenta pavimentar sua candidatura à Presidência da República em 2026. Sem Ratinho Júnior, o ex-procurador e deputado cassado Deltan Dallagnol se destaca como favorito para assumir uma das duas vagas.
Também são levados em consideração nomes como: a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann; o deputado Filipe Barros (PL), um dos líderes da oposição na Câmara; o atual senador Flávio Arns (PSB); o secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros (PP); e a candidata derrotada à prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB). Veja os cenários:
Cenário 1:
Ratinho Júnior (PSD): 37,6%
Deltan Dalagnoll (Novo): 16,9%
Filipe Barros (PL): 13,9%
Gleisi Hoffmann (PT): 11,5%
Flávio Arns (PSB): 9,1%
Nenhum: 8%
Não sabe/Nr: 3%
Cenário 2:
Ratinho Júnior (PSD): 39,2%
Deltan Dallagnol (Novo): 19,7%
Gleisi Hoffmann (PT): 12%
Cristina Graeml (PMB): 9%
Flávio Arns (PSB): 7,6%
Nenhum: 9,6%
Não sabe/Nr: 2,9%
Cenário 3:
Deltan Dalagnoll (Novo): 22%
Filipe Barros (PL): 15,7%
Ricardo Barros (PP): 14,3%
Gleisi Hoffmann (PT): 10,5%
Flávio Arns (PSB): 9%
Sandro Alex (PSD): 7,7%
Nenhum: 16,3%
Não sabe/Nr: 4,5%
Cenário 4:
Deltan Dallagnol (Novo): 20,1%
Filipe Barros (PL): 15,3%
Beto Preto (PSD): 15,2%
Ricardo Barros (PP): 11,5%
Gleisi Hoffmann (PT): 10,1%
Flávio Arns (PSB): 8,2%
Nenhum: 15%
Não sabe/Nr: 4,6%
.
Fonte: Metrópoles https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/pesquisa-parana-2026
Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…
Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…
Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…
Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…
Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…
Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…