Foto: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
A realidade de Dois Vizinhos, hoje, reflete um desafio que atravessa fronteiras: mais de 1.000 imigrantes, vindos de 50 nacionalidades diferentes, vivem no município em busca de oportunidades. A maioria, formada por haitianos e venezuelanos, encontra barreiras na hora de conseguir emprego por falta de documentação, em especial a Carteira de Registro Imigratório, que é o documento essencial para estar regular no país.
Atualmente, os atendimentos no Posto da Polícia Federal em Cascavel são limitados: em média apenas 20 processos por mês são concluídos, o que gera uma fila de mais de 100 imigrantes de Dois Vizinhos, que cresce a cada semana. Sem os documentos em mãos, esses trabalhadores ficam impedidos de ocupar centenas de vagas de emprego disponíveis nas indústrias e no comércio local, permanecendo em situação de vulnerabilidade social.
Reunião busca alternativas
Na tarde de ontem (17), uma importante reunião foi realizada no gabinete do Executivo Municipal. O prefeito Carlinhos Turatto, o vice-prefeito Nery Maria, a secretária Maria de Lourdes Claro da Silva, e representantes das empresas Pluma e BRF receberam o novo responsável pela área imigratória da Polícia Federal em Cascavel, o escrivão Giovani Jeferson Turim.
O encontro levantou ideias e propostas para agilizar o processo de regularização, facilitar a comunicação entre os órgãos e ampliar a integração dos imigrantes à sociedade duovizinhense. As sugestões agora seguem para análise das empresas, da Polícia Federal e da própria administração municipal.
Curso de Português como ferramenta de inclusão
Outro avanço anunciado é a oferta de um curso gratuito de Língua Portuguesa, em parceria com o Núcleo Regional de Educação. A iniciativa vai permitir que os imigrantes melhorem a comunicação no dia a dia e aumentem suas chances de contratação no mercado formal.
Compromisso com a dignidade
Para o prefeito Carlinhos Turatto, o desafio não é apenas burocrático, mas humano: “Estamos falando de famílias que escolheram Dois Vizinhos para viver e trabalhar. É nosso dever garantir dignidade e oportunidades, unindo esforços para que esses imigrantes possam contribuir plenamente para o desenvolvimento da cidade.”
Dois Vizinhos reafirma, assim, seu compromisso em acolher com respeito, dignidade e humanidade todos que fazem do município sua nova casa, construindo juntos uma comunidade mais diversa, solidária e próspera.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Caçadores encontraram restos mortais dentro da barriga de um jacaré que capturaram na última terça-feira…
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Piên Leonides Maahs irá a julgamento nesta…
O papa Leão XIV manterá as reformas promovidas pelo papa Francisco com relação a fiéis…
O escritório de investimentos The Boss, em Curitiba, é alvo de denúncias de calote. Pelo…
A dentista Juliana Furquim, que foi presa em Curitiba na última terça-feira (16), realizaria procedimentos…
A Delegacia de Polícia Civil de Clevelândia cumpriu nesta quinta-feira (18) mandado de prisão preventiva…