Categories: Dois Vizinhos

Dois Vizinhos reafirma compromisso com o cuidado humanizado no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Neste domingo, 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data simbólica que marca a resistência e a transformação no cuidado com a saúde mental. Em Dois Vizinhos, esse movimento é levado a sério e se reflete em números expressivos e, acima de tudo, em histórias de acolhimento, superação e respeito à dignidade humana.

Mais do que uma data no calendário, o 18 de Maio lembra que transtornos mentais não podem ser tratados com exclusão, repressão ou isolamento. Desde o final da década de 1970, com a consolidação do movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, o país passou a adotar um modelo que valoriza o cuidado humanizado, respeitando a totalidade do indivíduo — suas emoções, seus vínculos sociais, suas histórias e sua cultura.

Esse princípio é também o alicerce do trabalho realizado pelo Ambulatório de Saúde Mental (AMENT) de Dois Vizinhos, que desde sua inauguração, em 2021, já realizou 26.300 atendimentos. Só em 2024, foram mais de 7 mil, e até 15 de maio de 20253.351 pessoas já buscaram apoio na unidade.

“É sempre importante lembrar que o cuidado em saúde mental considera o paciente em sua totalidade, sendo o propósito a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, demanda-se intervenções múltiplas”, destaca a psicóloga Joana Helena Magnabosco, integrante da equipe do AMENT.

A saúde mental, como lembra Joana, não se restringe a diagnósticos e medicamentos. Ela exige escuta, empatia, tempo e sensibilidade. Por isso, o AMENT atua com uma equipe multidisciplinar, que vai desde psicólogos e médicos até assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A coordenadora do Ambulatório, enfermeira Francieli Tessaro, tem se reunido frequentemente com o prefeito Carlinhos Turatto e a secretária de Saúde, Claudete Meurer, com o objetivo de fortalecer ainda mais os serviços e ampliar o acesso da população às políticas de cuidado em saúde mental.

“Nossa gestão acredita que saúde mental deve ser tratada com seriedade, respeito e humanidade. Não se trata apenas de tratar doenças, mas de cuidar de pessoas, de dar a elas condições de viver com dignidade e bem-estar”, reforça o prefeito Carlinhos Turatto.

Em tempos de tantas pressões emocionais, crises de ansiedade e solidão, o fortalecimento de ações como as do AMENT é um verdadeiro ato de amor coletivo. É a certeza de que, em Dois Vizinhos, ninguém está sozinho.

Neste 18 de Maio, a Prefeitura se une a todos os profissionais, usuários e famílias que acreditam em um tratamento mais justo, mais humano e mais eficaz para aqueles que enfrentam transtornos mentais. Porque a luta antimanicomial não é apenas contra os muros físicos dos antigos hospitais psiquiátricos, é contra os muros do preconceito, da invisibilidade e da exclusão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Redação DV Agora

Recent Posts

INSS explica como será o pagamento de benefícios sem a nova identidade

Uma mudança no processo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gera dúvidas…

10 horas ago

Bebê nasce em via pública antes da chegada do Corpo de Bombeiros em Palmas

Uma mulher deu à luz em via pública na manhã desta terça-feira (27), no município…

10 horas ago

Veja onde acompanhar a apuração das eleições e os rumos da política do Paraná em 2026

As Eleições 2026 serão realizadas nos dias 4 e 25 de outubro – primeiro e…

11 horas ago

Pela primeira vez, Polícia Científica do Paraná recebe armamento moderno e de alto desempenho

Pela primeira vez em sua história, a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) dispõe de armamentos…

11 horas ago

Detran-SP atualiza prova da CNH: sai baliza e entra autorização para carro automático

O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo ganhou…

12 horas ago

Entenda o vírus Nipah, agente que preocupa por potencial de pandemia

Quase cem pessoas foram colocadas em quarentena após um novo surto do vírus Nipah no…

12 horas ago