Foto Assessoria
Caso confirmado em criança de 10 anos reforça importância da imunização para evitar a propagação da doença.
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos confirmou nesta segunda-feira, 29 de outubro, o primeiro caso de coqueluche no município. O diagnóstico foi feito pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) em um paciente de 10 anos. A coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis, é uma infecção respiratória altamente contagiosa que pode evoluir para quadros graves, especialmente em crianças menores de seis meses, podendo resultar em sérias complicações e até em óbito.
A coqueluche se manifesta com tosse intensa e prolongada, podendo levar a complicações graves, como hérnias abdominais devido à intensidade das crises de tosse. Para prevenir a doença, a vacinação é o método mais eficaz e está disponível gratuitamente nos postos de saúde de Dois Vizinhos para crianças e gestantes, que estão entre os grupos mais vulneráveis.
Diante do caso confirmado, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população verifique e atualize o calendário vacinal, especialmente pais e responsáveis por crianças. “A imunização é a principal forma de proteção contra a coqueluche, que pode ser grave em casos não vacinados,” destaca o comunicado da Secretaria.
A população é incentivada a procurar o posto de saúde mais próximo e garantir a vacinação, contribuindo para a proteção de toda a comunidade e para evitar a propagação da doença em Dois Vizinhos.
Uma caminhonete furtada foi recuperada e mais de uma tonelada de maconha apreendida na manhã…
Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…
Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…
Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…