Foto: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Dois Vizinhos está prestes a ganhar um verdadeiro marco de inclusão social: um ambicioso Restaurante Popular de 400 m², com capacidade para atender até 200 pessoas por refeição. A obra será instalada no Bairro Esperança, junto à rotatória da Avenida das Torres, próximo ao CMEI Nadir Ramuski, no local atualmente ocupado pelo barracão da ACAT‑DV. A intenção é oferecer refeições balanceadas, variadas e acessíveis às pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de um investimento superior a R$ 3 milhões.
Na manhã desta quarta (30), ocorreu reunião técnica na Sala da Secretaria de Planejamento e Ações Estratégicas para alinhar os procedimentos do projeto. Estavam presentes: Nilton Tega de Almeida (secretário‑geral de Governo), Rita de Cassia Menegon Kapasi (chefe em exercício da Seab Regional), Cleverson Aléssio da Silva (técnico em agropecuária/Desenvolvimento Rural), Bianca Schreiber (coordenadora de projetos), Alex Brendon (engenheiro civil) e o secretário de Planejamento, Carlos Mangini.
A obra já recebeu aprovação do Paranacidade e parte dos equipamentos está em processo de alinhamento junto à SEAB, que financiará grande parte dos recursos. A previsão agora é dar início ao processo de licitação no próximo mês, garantindo os trâmites legais para iniciar a construção o quanto antes.
Segundo a área técnica, a unidade atenderá principalmente idosos, trabalhadores informais, estudantes, desempregados e catadores de recicláveis, em consonância com os objetivos dos programas estadual e federal que incentivam a segurança alimentar por meio de equipamentos públicos. O cardápio será elaborado por nutricionista e incluirá alimentos regionais e balanceados.
O prefeito Carlinhos Turatto destacou que o restaurante oferecerá mais que refeições, ele beneficiará a comunidade ao criar um “cartão-postal” no Bairro Esperança. A localização e estrutura modernas foram escolhidas também para incentivar a integração entre cidadãos e serviços.
Além da gestão interna, o município estuda parcerias com instituições de ensino para oferecer oficinas e educação alimentar no espaço. Trata-se de uma ação estratégica, alinhada às melhores práticas em segurança nutricional e promoção da dignidade humana.
Este projeto coloca Dois Vizinhos entre os municípios do Paraná que valorizam a alimentação saudável e acessível como política pública, com foco na inclusão e no cuidado com os que mais precisam. A expectativa é de que, ao entrar em operação, o equipamento se torne um ponto de referência no cuidado e acolhimento às famílias mais vulneráveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Uma mudança no processo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gera dúvidas…
Uma mulher deu à luz em via pública na manhã desta terça-feira (27), no município…
As Eleições 2026 serão realizadas nos dias 4 e 25 de outubro – primeiro e…
Pela primeira vez em sua história, a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) dispõe de armamentos…
O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo ganhou…
Quase cem pessoas foram colocadas em quarentena após um novo surto do vírus Nipah no…