Domingo marca chegada de frente fria com chuva forte e frio intenso
Enquanto ainda passa pelo Paraná uma frente fria que trouxe chuva durante o feriado, principalmente no Sudoeste e o Centro-Sul, outra já se prepara para adentrar o Estado. Entre domingo (22) e segunda-feira (23) as chuvas devem ser intensas, e entre terça (24) e quarta-feira (25) as temperaturas podem ser negativas em várias regiões paranaenses. Até as tardes, que têm sido de temperaturas mais amenas, devem ficar geladas nestes dois dias.
O Simepar traça um panorama desde as chuvas já ocorridas até a evolução e os reflexos da frente fria para os próximos dias.
Na quinta-feira (19), após o meio-dia, Foz do Iguaçu registrou 33,8 mm de chuva. Francisco Beltrão, depois das 13h30, registrou 33 mm na estação do Iapar. Marmeleiro, na estação do Instituto Água e Terra, após as 13h30, 24,6 mm. Capanema teve 24,4 mm após as 13h30. Palmas, na estação do Iapar, após as 14h, registrou 30,4 mm. Nesta sexta a chuva diminuiu: até as 15h30, o maior acumulado foi em Pinhão, que já tinha 22,4 mm de chuva.
No sábado (21) a previsão é de chuva fraca apenas nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. No domingo (22), a nova frente fria se desloca pelo Sul do país e o tempo começa a mudar rapidamente nas regiões de divisa com o Mato Grosso do Sul, com a formação de várias tempestades.
“Ao longo da madrugada de segunda-feira a frente fria avança pelas demais regiões do Paraná. Leste, Centro-Sul e Norte terão mais chuva, mais vento, e maior incidência de raios”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Na madrugada e manhã de segunda-feira ainda há possibilidade de temporais na metade Norte e Leste do Estado, mas a frente fria se afastará para São Paulo e para o Oceano Atlântico, deixando para trás uma massa de ar polar que vai provocar uma queda brusca das temperaturas na terça e quarta-feira.
“Teremos mínimas abaixo de zero grau na terça-feira e muito próximo de zero na quarta-feira no Centro-Sul do Estado, inclusive com formação de geadas bastante amplas, principalmente na madrugada de terça para quarta-feira. Esse ar frio é bem severo. Vem de forma continental e chega a provocar diminuição das temperaturas também no Litoral e no extremo Norte do Estado, que devem registrar mínimas abaixo de 10°C na quarta-feira”, detalha Kneib.
Para saber as regiões que serão atingidas e a intensidade da geada prevista em cada uma delas, recomenda-se o acesso ao serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O serviço tem o objetivo de alertar os agricultores e a população em geral, com antecedência de 24, 48 e 72 horas, sobre a ocorrência de geadas no Paraná, e está disponível na página inicial do site do simepar:
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.
FONTE: AEN
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da…
Após três anos e sete meses de suspensão, as tarifas nas praças de pedágio voltaram…
O Brasil fechou o mês de maio com saldo positivo de 148.992 postos de trabalho…
O Governo do Paraná está perto de concluir o mais amplo estudo já feito para…
Um homem de 42 anos, funcionário de um posto de combustíveis de Ponta Grossa, nos…
As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de direito e recursos…