Elon Musk vai chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos a partir de 2025

Elon Musk irá chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos a partir de 2025. A decisão foi divulgada pelo presidente eleito na última terça-feira (12).

Durante a campanha presidencial, o político prometeu colocar o apoiador em uma comissão governamental de eficiência, caso vencesse a eleição. O republicano disse que o bilionário já havia aceitado o convite e trabalharia para eliminar “fraudes e pagamentos indevidos”.

“O Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações vindos de fora do governo e trabalhará com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para impulsionar reformas estruturais em larga escala”, esclarece em um comunicado.

Após o anúncio, Musk se pronunciou no X, o antigo Twitter, sobre a novidade: “Todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas online para garantir máxima transparência. Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou deixando de cortar algo desnecessário, basta nos avisar”.

Vale lembrar que ele foi um dos principais doadores da campanha eleitoral do republicano. Segundo a agência de notícias Associated Press, o bilionário desembolsou cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão) para ajudar o candidato.

Empresas de Musk, como SpaceX e a Tesla, têm contratos bilionários com o governo americano, o que faz com que críticos afirmem que a ação pode criar um conflito de interesses.

O Departamento de Eficiência Governamental, já chamado de “DOGE” pelos apoiadores de Trump, seria um escritório governamental que Musk supervisionaria de fora do governo. A ideia é que ele use o mesmo bisturi que utilizou para fazer cortes no Twitter depois que comprou a empresa e a renomeou como X.

No governo, ele irá trabalhar ao lado do empresário Vivek Ramaswamy, que trabalha no setor de biotecnologia e chegou a ser conhecido como o “novo Trump” durante as primárias republicanas. Ele tentou ser o indicado do partido para concorrer à Casa Branca, mas desistiu da disputa no início deste ano.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

Caminhonete furtada é recuperada com mais de uma tonelada de maconha, entre Verê e Dois Vizinhos

Uma caminhonete furtada foi recuperada e mais de uma tonelada de maconha apreendida na manhã…

3 horas ago

Dupla é detida no PR por produção de pornografia infantil e outros crimes

Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…

1 dia ago

Sistema de pedágio eletrônico da EPR Iguaçu entra em operação no dia 23, com descontos

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…

1 dia ago

Homem é detido por ameaçar adolescente no interior de delegacia no PR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…

1 dia ago

Ação policial resulta na prisão de dois por tráfico e apreensão de crack, maconha e cocaína

Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…

1 dia ago

Suspeito é detido por agressão e intolerância contra mulheres árabes em shopping

Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…

1 dia ago