Em queda de ponte, Rio Tocantins foi contaminado com 76 toneladas de ácido sulfúrico
O Rio Tocantins foi contaminado por 76 toneladas de ácido sulfúrico, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A confirmação foi feita nesta terça-feira (23), após análise da água. O ácido sulfúrico, um produto químico corrosivo, era transportado por caminhões que caíram da ponte – ao todo, três caminhões levavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas do ácido.
De acordo com a ANA, por precaução, o Maranhão já orientou a suspensão da captação de água para abastecimento público nos municípios banhados pelo rio Tocantins que ficam abaixo do desabamento no curso do rio, na direção em que a água flui, até que se determine que a pluma (massa) de contaminantes tenha se diluído e não ofereça perigo ao consumo da água.
Para avaliar a qualidade de água do rio, a ANA, junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema/MA), coleta amostras de água em cinco pontos desde a barragem da usina hidrelétrica de Estreito até o município de Imperatriz. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP), referência em análise de qualidade de água no Brasil, vai ajudar nas análises.
Fonte: RICtv