Estado amplia rede cívico-militar com a inclusão de 33 novos colégios

 Estado amplia rede cívico-militar com a inclusão de 33 novos colégios

Foto: CATVE

O Paraná vai ter mais 33 colégios incorporados ao modelo Colégios Cívico-Militares. Em Cascavel, mais uma unidade adotará esse formato.

No Colégio Andreia Neres dos Santos, aproximadamente 700 alunos estudaram ao longo de 2025. A estrutura agora vai abrigar um número ainda maior de estudantes: serão mais de mil no ano letivo de 2026. A grande novidade é que os alunos do ensino fundamental passarão a ser atendidos em tempo integral.

Cristina da Silva está matriculando a filha no 9º ano e afirma que, agora, se sente mais tranquila ao deixá-la na escola.

Assim como ela, a maioria das famílias já garantiu vaga para 2026. Há, inclusive, lista de espera. Além do ensino em tempo integral, a escola passa a integrar o programa cívico-militar, o que não afastou novas matrículas.

O Colégio Andreia Neres, no bairro Riviera, foi inaugurado no ano passado e enfrentou, no início, situações que preocupavam a comunidade escolar, como brigas generalizadas, episódios de violência e tráfico de drogas. Esses casos ficaram no passado, segundo o diretor.

O uso de celular passou a ser proibido em sala de aula e, na área externa, foram instaladas câmeras de monitoramento em todo o espaço. Novas grades também foram colocadas, e agora os alunos não têm mais contato com a área externa.

Na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Cafelândia também receberá um colégio cívico-militar. Com isso, o Paraná passa a contar com 345 instituições de ensino integradas a essa modalidade.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Notícia relacionada