Categories: Notícias Gerais

Estado atinge marca histórica com 786 mil cirurgias eletivas no ano

O Paraná alcançou em 2025 o maior volume já registrado de cirurgias eletivas no sistema público estadual de saúde e consolidou um avanço expressivo na assistência hospitalar. Ao todo, foram 786.107 cirurgias realizadas no ano passado, uma média de 65.500 por mês, 2.183 por dia ou cerca de 100 por hora. É o melhor resultado da série histórica.

O número de 2025 representa aumento de 61% em relação ao de 2022, primeiro ano do programa Opera Paraná, que fechou com 488.441 procedimentos. Em 2023 foram contabilizadas 600.348 cirurgias e em 2024, 697.077.

O Opera Paraná tem elevado de forma contínua o número de procedimentos, estabelecendo um novo padrão de acesso à cirurgia eletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. Ele foi criado para reduzir filas e ampliar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. É um dos maiores programas do País, com investimento acumulado de R$ 1,3 bilhão.

O recorde alcançado em 2025 reforça a expansão da rede assistencial e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução das filas e à ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no Estado. O numero também é 115,8% maior que o de 10 anos atrás: em 2015 foram 364.260 procedimentos.

“O Paraná mantém um ritmo crescente de cirurgias eletivas depois da pandemia de Covid-19, ampliando o acesso da população a esse atendimento e reduzindo o tempo de espera. O Opera Paraná tornou-se uma política estruturante da saúde pública estadual”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Os dados demonstram a ampliação da rede assistencial e a integração entre Estado e municípios para acelerar os atendimentos. Tenho muito orgulho de ver esse projeto transformando realidades em todas as regiões do Paraná”.

PROGRAMA OPERA – O programa reúne hospitais públicos estaduais e municipais, além de unidades privadas contratualizadas, que recebem remuneração complementar para reforço de equipes e ampliação da estrutura assistencial. A estratégia tem como objetivo aumentar a capacidade cirúrgica e reduzir as filas de espera em todas as regiões do Estado. Entre as especialidades com maior demanda estão cirurgia geral, urologia, ortopedia e ginecologia.

Ele passou por várias fases, com aportes constantes para acelerar os procedimentos. É uma estratégia para otimizar o acesso a procedimentos médicos essenciais, visando aprimorar a qualidade do atendimento em saúde no Estado.

Maria Salete Correia, moradora de Nova Esperança do Sudoeste, sofre de artrose há mais de 20 anos. Em 2024, ela realizou uma cirurgia no quadril, no Hospital Regional de Guarapuava, por meio do programa. “Correu tudo bem, hoje estou bem, andando bem. Tenho bastante problema nessa região e com essa nova cirurgia, melhorei muito”, conta.

NOVO CICLO DE EXPANSÃO – Para 2026, o Governo do Estado prepara novos aportes para dar continuidade e acelerar o programa, ampliando ainda mais a capacidade cirúrgica e o acesso da população aos procedimentos eletivos. A estratégia prevê a continuidade da integração entre hospitais públicos estaduais e municipais e unidades privadas contratualizadas, além do reforço das equipes e da ampliação da oferta de procedimentos em especialidades de maior demanda. O anúncio do investimento vai acontecer em breve.

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Profissional é investigada por maus-tratos a animais em estabelecimento

 Médica veterinária foi indiciada pela Polícia Civil do Paraná, nesta quinta-feira (19), foi concluído o…

2 horas ago

Prisão de Andrew gera repercussão, e rei Charles defende cumprimento da lei

O ex-príncipe britânico Andrew Mountbatten-Windsor foi preso nesta quinta-feira (19/02) sob suspeita de má conduta…

2 horas ago

Jovem é atingido por disparos efetuados de dentro de veículo no PR

Um adolescente foi baleado em Paiçandu, no Norte-Central do Paraná, durante um atentado. O caso…

2 horas ago

Homem é denunciado após manter morte da mãe em segredo por duas semanas

O Ministério Público do Paraná denunciou o homem que escondeu a morte da própria mãe,…

5 horas ago

Suspeito é acusado de agredir ex e levar quantia em dinheiro no PR

Um homem é procurado pela polícia após agredir a ex-esposa com um soco em Apucarana,…

5 horas ago

Reabertura de investigação leva à prisão de suspeito por crime contra criança no PR

Um homem de 55 anos foi preso pela Polícia Civil do Paraná em Londrina, nesta…

5 horas ago