Categories: Notícias Gerais

Estado do Paraná registra melhor desempenho previdenciário do país pelo quarto ano seguido

O Governo do Paraná conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a nota “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). A classificação, a melhor na graduação do ISP, atesta a excelência na gestão e a solidez financeira e atuarial do sistema previdenciário estadual.

Segundo o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, a manutenção do Nível A no ISP, índice calculado pelo Ministério do Trabalho e Previdência para avaliar transparência, gestão e situação financeira dos RPPS, reflete a competência da administração da empresa, instituição responsável pela gestão do regime previdenciário.

Vidigal ressalta que a manutenção da nota máxima e do Nível IV do perfil atuarial são um motivo de orgulho. “Esta sequência de notas A, aliada ao Nível IV, nos coloca em um patamar de governança no mais alto nível”, disse. “A excelência nos processos atuariais e a seriedade na administração de um patrimônio de R$ 13,1 bilhões – alcançados em 2025 – são a prova de que o Paraná investe no equilíbrio de suas contas públicas e na segurança dos seus segurados”.

O perfil atuarial de nível IV é o de maior robustez e equilíbrio exigido pela legislação federal, reforçando a seriedade e o planejamento de longo prazo na gestão dos passivos e ativos previdenciários. A gestão eficiente e a seriedade na administração dos recursos se traduzem em um patrimônio robusto e em crescimento, que garante a segurança e a capacidade de pagamento dos benefícios futuros aos servidores públicos.

O atual resultado é fruto de uma trajetória de recuperação. Em 2019, o Estado figurava na 26ª posição com a nota “D”. Graças às mudanças internas, à implementação rigorosa de processos de governança e à histórica reforma da previdência, o Paraná ascendeu gradativamente, passando por C (2020), B (2021) e firmando-se na nota A a partir de 2022.

“A reforma da previdência e a constante busca por otimização de processos internos foram fundamentais para a conquista do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que garante o fluxo natural de informações com a União e o acesso a transferências federais”, acrescenta Felipe Vidigal.

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Operação no PR termina com morte de foragido acusado de chefiar o tráfico

Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…

12 horas ago

Idosa fica ferida após ser deixada do lado de fora de casa no Paraná

Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…

12 horas ago

Homem é internado em estado grave após ataque de abelhas com aproximadamente 200 picadas

Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…

12 horas ago

Vítimas deixam carro capotado e são atingidas por caminhão na rodovia do Paraná

Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…

12 horas ago

Acidente em fábrica de explosivos deixa trabalhador ferido no Paraná

Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…

12 horas ago

Cárcere privado e golpe: marido prende mulher e fica com R$ 200 mil

Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…

12 horas ago