Estado do Paraná tem a segunda maior redução nacional na gravidez na adolescência

 Estado do Paraná tem a segunda maior redução nacional na gravidez na adolescência

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

O Paraná alcançou a segunda maior redução de gravidez na adolescência do Brasil, com uma queda de 20,73% no número de gestações entre jovens de 10 a 19 anos no último ano. O índice paranaense superou a média nacional, que foi de 17,50% no mesmo período, consolidando o estado na liderança da Região Sul.Os dados, extraídos do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc), foram destacados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (3), durante a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Em números absolutos, o Brasil registrou 176.356 nascidos vivos de mães adolescentes em 2025, sendo 8.095 no Paraná. O levantamento aponta casos de sucesso em municípios como Cruzeiro do Oeste, que reduziu o índice de 20% para zero em apenas um ano. Outras cidades, como Ivatuba e São Jorge do Ivaí, também zeraram o indicador. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, atribui o avanço à execução de políticas coordenadas que oferecem melhores perspectivas de futuro aos jovens.

O resultado é reflexo da implementação da Linha de Cuidado Materno Infantil, que organiza o atendimento desde o planejamento reprodutivo até o pós-parto. Um dos marcos recentes foi a oferta de métodos contraceptivos de longa duração (LARC), como o implante subdérmico, acompanhada da capacitação de profissionais da Atenção Primária para aplicação e orientação das pacientes.

Além das ações clínicas, o estado aposta na educação por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que possui 100% de adesão nos municípios paranaenses. O programa leva informações sobre saúde sexual e reprodutiva a mais de 1,1 milhão de estudantes em 5.150 escolas públicas. A estratégia intersetorial também contempla adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, garantindo acesso a oficinas e orientações sobre planejamento familiar.

Fonte: Tnonline

Redação DV Agora

Notícia relacionada