Foto: Viaje Paraná
O Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR) – foi escolhido para participar da inauguração de uma agência de viagens na Espanha. A ação aconteceu na noite de quinta-feira (20), durante a inauguração da agência de Sarriá, em Barcelona, e marca a grande parceria entre o Paraná e o Grupo Viajes El Corte Inglés – líder na venda de pacotes no país ibérico.
Ao longo da noite, o Viaje Paraná também teve a oportunidade de apresentar a 25 clientes finais na nova filial da empresa os potenciais turísticos paranaenses, os destinos exuberantes, a gastronomia típica e as hospedagens singulares ao redor do Estado. Enquanto nesta sexta-feira (21), outros 20 profissionais de diferentes agências já existentes do mesmo grupo também foram impactados pelo órgão de promoção.
O contato com esse trade turístico é necessário e faz parte das estratégias do órgão de promoção, uma vez que a Europa é o segundo continente que mais enviou turistas estrangeiros ao Paraná neste ano – aproximadamente 86 mil visitantes. A Espanha representa quase 15% desse total, sendo um dos maiores emissores de europeus ao Estado, ao lado do Reino Unido e Alemanha.
“O trabalho de promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam aos nossos territórios”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
O foco é apresentar e dar propriedade sobre o Paraná aos profissionais, uma vez que um pacote de nove dias com destino ao Estado está sendo divulgado e vendido ao redor da Espanha pelo Viajes El Corte Inglés e o Viaje Paraná. Passando por atrativos de Curitiba, Campos Gerais, Litoral e Foz do Iguaçu, o roteiro é destaque em um telão na Gran Vía de Madri, em dezenas de lojas e nos Aeroportos de Barajas (Madri) e El Prat (Barcelona).
“As pessoas estão descobrindo o Paraná e percebendo que há muita variedade e qualidade no destino. Isso é fruto também dos nossos esforços de divulgação, participação em feiras internacionais e, acima de tudo, contato com o trade especializado. Estamos preparados para receber o público espanhol, europeu e de todo o mundo no Estado, porque temos destinos prontos e outros que estão em ascensão”, comentou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
O Viaje Paraná esteve durante toda a semana em Barcelona representando o Governo do Estado na IBTM World 2025 (feira destinada ao segmento de Turismo de Negócios e Eventos). Um dos encontros foi com o Consul Geral do Brasil na Espanha, Pedro Henrique Lopes Bario, para a realização de um evento com empresários do ramo do turismo espanhol.
“O objetivo é estreitar a relacao com quem empreende no turismo do país, especialmente com relação à rede hoteleira e também a outros assuntos voltados ao turismo”, destacou a gerente de eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso.
ESTRATÉGIAS DE MERCADO – O Grupo Viajes El Corte Inglés é líder no ramo de viagens na Espanha, e realiza diversas reuniões e acordos com o Viaje Paraná desde janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri. Os encontros resultaram em uma série de estratégias promocionais, com foco em propagar o turismo paranaense no país europeu.
Além das ações publicitárias, um grupo de agentes de viagens espanhóis teve a oportunidade de fazer o roteiro pelo Estado que está sendo divulgado ao público europeu. Na modalidade Famtour – viagem de familiarização – os profissionais tiveram contatos e experiências in loco com o turismo do Paraná entre os dias 13 e 19 deste mês.
Nesse formato, agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos são treinados para uma venda mais efetiva. Após a visita presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações para impactar e vender melhor o destino aos clientes. É uma maneira de transmitir credibilidade aos turistas, uma vez que o vendedor já fez e aprova o roteiro.
“É a primeira vez que visito o Brasil. A minha maior curiosidade era a respeito de Foz do Iguaçu, mas os demais destinos, cidades e gastronomias foram surpreendentes. Cada local que visitamos durante o roteiro tinha um propósito e complementava a experiência. O que eu mais gostei foi as Cataratas, o Macuco Safari e a Ilha do Mel”, disse a agente de viagens de Madri, Esther Esteban.
“O Paraná não era muito conhecido por mim, o que, naturalmente, fazia com que não tivesse muitas expectativas sobre o destino. Mas, conhecer o Estado ao longo desses dias me mostrou como é incrível o Paraná. São muitas experiências, destinos, pessoas e natureza diferentes de tudo que eu já vi. A recepção de Leste a Oeste, é fantástica”, comentou a agente Susane Canet.
“Também é a minha primeira vez no Brasil e já cheguei visitando um lugar incrível. Me surpreendeu muito esse roteiro, eu não esperava muitas das coisas que vi. O que mais me encantou foi a educação e receptividade das pessoas, em todos os lugares, além da organização dos atrativos turísticos, a facilidade de transporte e a preservação de locais históricos. Vamos vender muito esse destino na Espanha”, comentou German Bonache.
Fonte: AEN
Um acidente de trabalho resultou na morte de Matheus Felipe Cenovicz, de 24 anos, na…
Uma mulher foi presa depois que os filhos dela foram encontrados em uma casa usada…
Três adolescentes de 13 anos foram apreendidos na noite de quinta-feira (20) após furtarem dois…
Um motorista bêbado foi preso após causar uma sequência de acidentes e cair com o…
Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e…
Na quinta-feira (20/11), uma ação conjunta da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão…