SESA
Com foco no fortalecimento da rede de atenção à saúde mental no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta terça-feira (24) o 17º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação, que segue até quinta (26), reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado, incluindo representantes da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
O objetivo é fortalecer o acesso da população aos diferentes níveis de atenção, promovendo a qualificação contínua dos processos de trabalho nos serviços da APS, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados. A ação é parte da estratégia do Governo do Estado para consolidar uma rede de saúde mental mais integrada, resolutiva e próxima da realidade dos territórios.
“Trabalhar a saúde mental dentro da Atenção Primária é ampliar o cuidado e garantir que mais pessoas sejam acolhidas de forma humanizada. Esse é um compromisso do Governo do Paraná, e o PlanificaSUS é uma ferramenta essencial para transformar o dia a dia dos serviços e gerar impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção de ferramentas de gestão e do fortalecimento do cuidado centrado na pessoa.
No Paraná, essa formação será replicada em todas as regiões de saúde por meio de oficinas e workshops, envolvendo profissionais de 1.482 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 83 CAPS — um crescimento de aproximadamente 62% na adesão de novos serviços em 2025.
“Discutir o fortalecimento da nossa rede de atenção em um processo de educação permanente é fundamental para a melhoria dos serviços de saúde que acolhem os paranaenses. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir esse processo de forma estruturada e abrangente, fortalecendo a atuação das equipes em todo o território”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.
Durante o encontro, os participantes debatem temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes, organização da agenda, melhoria do cuidado em saúde mental, entre outros tópicos estratégicos para a qualificação do cuidado.
PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado do país a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. A iniciativa é conduzida pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes da Sesa, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).
Fonte: AEN
Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…
Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…
Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de…