Exame da baliza tem 90% de reprovação em testes recentes do Detran-PR

 Exame da baliza tem 90% de reprovação em testes recentes do Detran-PR

Fonte: CATVE

Tem mudanças para os futuros motoristas que vão tirar a primeira habilitação, já que agora o Detran do Paraná retirou a exigência da baliza da prova da Carteira Nacional de Habilitação.

A data para o início da mudança ainda não foi definida, mas a decisão é por conta da baliza exigir uma habilidade específica, que muitas vezes depende mais de prática ao longo do tempo do que de preparo inicial.

O Antony é instrutor de uma autoescola. Segundo ele, o teste da baliza é uma das etapas mais desafiadoras do exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“A pessoa que não consegue fazer uma baliza, ela não está preparada para o trânsito”, explicou o instrutor.

O Mateus está se preparando para o exame prático no estacionamento do estádio, onde as autoescolas fazem as aulas extras, nos minutos que antecedem a avaliação. Ele não errou nenhum, mas revela que mesmo assim estava bem nervoso.

Logo logo o teste da baliza não vai mais ser exigido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná. O DETRAN vai atualizar o exame prático, sem essa obrigatoriedade.

“A gente fez uma observação de 300 testes aplicados aqui no Detran, e a gente tem uma taxa de reprovação de 50%. Metade de quem fez o teste não passa, e dessas pessoas que não passaram no teste, 90% é por causa da baliza”, explicou o diretor-presidente do Detran do Paraná, Santin Roveda.

Agora, será avaliado o controle do veículo e que as pessoas sigam todas as regras de trânsito. Decisão que para o Matheus faz todo sentido.

“Eu acho uma decisão boa porque vai diminuir a taxa de reprovação dos candidatos. Na vida real, a pessoa quando vai fazer a baliza assim ela pode optar por estacionar em um lugar mais fácil né”, explicou Mateus.

Para as autoescolas a decisão não foi bem recebida.

“Tirar a exigência da baliza é uma grande falha né. Na minha opinião pessoal, tirar a baliza vai deixar ainda mais condutores despreparados”, explicou Antony.

Nas aulas práticas, quase a metade de uma hora aula é dedicada para orientar sobre a baliza. Antes era obrigatório fazer no mínimo 20 horas, que ainda é o recomendável, mas a nova regra reduz para duas horas aulas.

Quando o candidato chega para o exame prático, ele começa pela baliza. São três tentativas. Se errar nas três tentativas errar, já é reprovado. Mas, também tem as faltas eliminatórias: encostar no protótipo, subir no meio fim ou na calçada, quando tiver, estourar o tempo de cinco minutos para estacionar na área delimitada ou então encostar no cone, que finaliza o teste com a marcha ré depois de retirar o veículo da vaga, que tem sete metros.

Somente se passar no teste da baliza é que o candidato vai para o teste de rua com o examinador do DETRAN. Com o teste da baliza dispensado, a expectativa é que caia o índice de reprovação. Para Mateus, com a prova agendada para esta quinta-feira (29), é indiferente, porque a regra ainda não está valendo.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Notícia relacionada