Tony Oliveira
As chuvas e as temperaturas mais baixas em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica no Brasil reduziram o ritmo de colheita da safra 2025/26 nos últimos dias. É isso o que apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
As precipitações limitam as atividades no campo e o clima frio desacelera a maturação do fruto. Quanto à qualidade, colaboradores do Cepea não relatam comprometimento do grão da temporada 2025/26 por conta do clima. O Centro de Pesquisas destaca que a colheita da atual safra contrasta bastante com a da mesma época da temporada anterior. A última colheita foi marcada pelo calor, que adiantou a maturação dos grãos e antecipou, assim, os trabalhos no campo.
Como mostra o Cepea, nos primeiros dias de junho, a colheita de café no Sul de Minas Gerais se aproximava dos 20% da produção esperada. No Noroeste do Paraná, as atividades somavam entre 25% e 30%. Por fim, na Alta Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro, totalizam de 7% a 10%, respectivamente.
Fonte: Canal Rural
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população sobre golpes utilizando o programa CNH Social…
A Polícia Civil do Paraná instaurou nesta semana um inquérito para apurar um caso de…
Uma funcionária da Prefeitura de Arapongas encontrou, na manhã desta sexta-feira (13), o corpo de…
Com estimativa de 790 novos casos a cada ano no Paraná, o câncer de colo…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos suplementos alimentares e…
Um micro-ônibus de placas paraguaias tombou na noite desta quinta-feira (12) no km 254 da…