Tony Oliveira
As chuvas e as temperaturas mais baixas em praticamente todas as regiões produtoras de café arábica no Brasil reduziram o ritmo de colheita da safra 2025/26 nos últimos dias. É isso o que apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
As precipitações limitam as atividades no campo e o clima frio desacelera a maturação do fruto. Quanto à qualidade, colaboradores do Cepea não relatam comprometimento do grão da temporada 2025/26 por conta do clima. O Centro de Pesquisas destaca que a colheita da atual safra contrasta bastante com a da mesma época da temporada anterior. A última colheita foi marcada pelo calor, que adiantou a maturação dos grãos e antecipou, assim, os trabalhos no campo.
Como mostra o Cepea, nos primeiros dias de junho, a colheita de café no Sul de Minas Gerais se aproximava dos 20% da produção esperada. No Noroeste do Paraná, as atividades somavam entre 25% e 30%. Por fim, na Alta Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro, totalizam de 7% a 10%, respectivamente.
Fonte: Canal Rural 
Na manhã desta segunda-feira (03), uma operação do Núcleo de Operações Especiais de Fronteira (NOE-Fron)…
Um jogador de Futebol 7 morreu neste domingo (2) durante uma partida da Copa Matinhos,…
Uma tragédia abalou o bairro Comasa, em Joinville, na manhã de domingo (2). Um bebê…
Um pedido de pizza, que na verdade escondia um caso de violência doméstica, chamou a…
O aniversário de um policial militar em uma balada, na cidade de Colombo, na Região…
Uma mulUma mulher de 37 anos, mãe de uma adolescente de 13, foi presa por…