Categories: Notícias Gerais

Filha é presa por usar reconhecimento facial da mãe para desviar pensão e aplicar golpes

Uma mulher de 36 anos foi presa na tarde de quarta-feira (09) em Irati, na região central do Paraná, suspeita de aplicar golpes na própria mãe, uma idosa de 72 anos.

Segundo o delegado Gabriel Marinho, responsável pelo caso, a filha foi autuada por furto qualificado, por fraude e abuso de confiança.

Isso porque ela tinha acesso às contas bancárias da mãe e furtou dinheiro fazendo transferências de dinheiro para as próprias contas, além de contratar empréstimos no nome da idosa, a enganando para conseguir concluir os processos burocráticos, explica o delegado.

“Constatou-se, no curso do inquérito, que a suspeita provavelmente se valia de reconhecimento facial da vítima para conseguir concluir a contratação dos empréstimos e da abertura de nova conta bancária, uma vez que a vítima informou que, por diversas vezes, sua filha ia à sua casa e tirava fotos do seus rosto, alegando que era para regularizar o recebimento do benefício previdenciário”, detalha Marinho.

As investigações iniciaram em janeiro de 2025, quando a idosa registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando que descobriu que diversos empréstimos consignados feitos em seu nome, sem a sua autorização, estavam comprometendo a pensão que recebia pela morte do marido.

Posteriormente, ela descobriu os desvios de dinheiro e, ainda, que a filha criou uma conta nova para receber e se apossar de uma pensão destinada à idosa, complementa Marinho.

“Com ajuda de familiares, a vítima constatou que além dos empréstimos havia diversas transferências via PIX de sua conta bancária em favor de sua filha. […] Após buscar mais informações sobre o comprometimento do seu benefício de pensão por morte, descobriu que havia sido criada uma conta bancária em outro banco e que fora realizada a portabilidade do recebimento do benefício para essa nova conta, a qual a vítima sequer tinha acesso”, relata o delegado.

O policial afirma que decidiu pedir a prisão preventiva da suspeita devido ao fato de ela ainda ter acesso às contas bancárias da vítima – especialmente à nova conta, em que passou a receber os depósitos referentes ao pagamento da pensão por morte.

“Considerou-se que o risco da continuidade da subtração de valores da vítima era atual e iminente”, ressalta.

Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?

O nome da suspeita não foi divulgado. A Polícia Civil ressalta que não pode repassar a identidade de pessoas presas e/ou investigadas devido à lei de abuso de autoridade.

Fonte: G1

Redação DV Agora

Recent Posts

Mega-Sena: veja dezenas sorteadas neste sábado (19)

A Caixa Econômica Federal realizou, neste sábado (19), o sorteio do concurso 2.890 da Mega-Sena,…

10 horas ago

Motorista que atropelou 30 pessoas em Los Angeles foi baleado e agredido por populares

O homem que atropelou cerca de 30 pessoas em frente a uma boate na Santa…

10 horas ago

Caixa Tem libera saque de R$ 4.500 para negativados

Nas últimas semanas, surgiram algumas novidades de facilitação de crédito e, desta vez, o Caixa…

16 horas ago

Caixão cai de carro funerário no meio da rua no Paraná

Um caixão caiu de um carro funerário no meio da Avenida Desembargador Hugo Simas, em…

16 horas ago

Governo americano sanciona Moraes, família e círculo próximo por decisões contra Bolsonaro

O secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a…

21 horas ago

Sucessão de 2026: Ratinho Jr deve anunciar cedo o candidato do PSD ao governo

A crise entre o Brasil e os EUA deverá desencadear dois movimentos políticos no Paraná:…

22 horas ago