Foto: Reprodução/RPC
A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, triplicou neste sábado (28) e registrou 5 milhões de litros de água por segundo, por volta das 8h, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O volume é três vezes maior que a vazão média, de 1,5 milhão.
O aumento da vazão se deve às chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu — que nasce próximo a Curitiba e segue no sentido leste a oeste do Paraná, passando pelas quedas que ficam no limite entre Argentina e Brasil —, em especial as registradas no sudoeste do estado.
A passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro estão operando normalmente, segundo a Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu.
Geralmente, por questões de segurança, a passarela é fechada quando o volume chega perto dos 10 milhões de litros por segundo.
Maior conjunto de quedas d’água do mundo
As Cataratas do Iguaçu formam o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 saltos catalogados. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo ultrapassar os 100 metros dependendo do volume do Rio Iguaçu.
As quedas se estendem por 2,7 quilômetros, com 800 metros no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina. Cerca de 70% das cataratas estão em território argentino, e 30% no lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.
Fonte:G1
Uma mulher, de 34 anos, identificada como Penélope, foi morta no quintal de casa onde…
A morte de Luiz Ricardo Lima, de 7 anos, gerou revolta entre familiares, que alegam…
Uma jovem de 19 anos foi agredida com golpes de facão na cabeça e teve…
Na noite de sexta-feira (31), por volta das 21h, uma equipe da Polícia Militar de…
Uma adolescente de 13 anos foi localizada pela Polícia Militar na casa de um jovem…
Durante patrulhamento na rodoviária de Cascavel, a equipe do Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos…