Foto: PMP-BS/LEC-UFPR
Na manhã da sexta-feira, (18) uma baleia-jubarte juvenil foi encontrada sem vida na faixa de areia do balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Este é o segundo registro semelhante nas praias do estado neste inverno. O animal, com cerca de 8 metros de comprimento, já estava em decomposição avançada.
A ocorrência foi identificada durante o monitoramento de rotina feito pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR (LEC-UFPR).
Amostras biológicas foram coletadas e serão analisadas para investigar possíveis causas da morte e o estado do ambiente marinho.
A bióloga Liana Rosa, responsável pelas operações do PMP-BS/UFPR, explica que esse tipo de encalhe é mais comum nesta época do ano.
“Entre o inverno e a primavera, as baleias-jubarte percorrem grandes distâncias migratórias. Os indivíduos mais jovens tendem a ser mais suscetíveis a desafios ao longo do trajeto, o que pode levá-los ao encalhe”, explica a bióloga.
Fábio Henrique Lima, médico-veterinário e responsável técnico do projeto, lembra que muitos animais já chegam debilitados.
“É comum observarmos sinais de desnutrição, infecções ou traumas. Mesmo quando o corpo está deteriorado, a necropsia ainda permite obter dados importantes sobre as condições de vida desses cetáceos na nossa região”, ressalta Lima.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná
Fonte: Folha do Litoral
O secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a…
A crise entre o Brasil e os EUA deverá desencadear dois movimentos políticos no Paraná:…
O Paraná se destacou na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil, com 165 medalhas —…
Um homem de 37 anos foi morto a facadas na madrugada deste sábado (19), em…
Um ataque violento assustou moradores da Rua Lauro Mallin, no bairro Cascatinha, em Curitiba, na…
Um policial militar de folga salvou dois idosos durante incêndio em uma residência em um…