Categories: Notícias Gerais

Guerra Israel-Hamas: grupo concorda com trégua temporária

O Hamas aceitou a proposta de cessar-fogo na guerra com Israel apresentada pelos mediadores do Egito e do Catar, nesta segunda-feira (18).

Israel ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A notícia, dada em primeira mão por agências de notícia internacionais, foi confirmada no Facebook por Basem Naim, alto funcionário do grupo terrorista:

“O movimento deu sua aprovação à nova proposta apresentada pelos mediadores”.

De acordo com uma fonte oficial egípcia ouvida pela Reuters, a proposta inclui uma suspensão das operações militares na Faixa de Gaza por 60 dias e é vista como um caminho para chegar a um acordo abrangente para encerrar a guerra de quase dois anos.

O período de trégua envolve a libertação de metade dos reféns israelenses mantidos em Gaza em troca de prisioneiros palestinos, afirma a fonte.

Uma fonte familiarizada com as negociações disse à Reuters que a proposta é quase idêntica a uma apresentada anteriormente pelo enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que Israel havia aceitado.

Após o Hamas chegar a acordo com os mediadores, o chanceler do Egito, Badr Abdelatty, afirmou que o país está “pronto” para se juntar a uma força internacional que seria posicionada em Gaza.

“Estamos prontos para contribuir com qualquer força internacional que possa ser posicionada em Gaza”, sob a condição de que seja baseada “em uma resolução do Conselho de Segurança, com mandato claro e dentro de uma perspectiva política. Sem ela, seria insensato posicionar forças”, declarou.

Cairo também demonstra estar “disposto a contribuir com qualquer esforço internacional em favor da criação de um Estado palestino”, acrescentou o ministro egípcio.

O plano havia sido aprovado pelo Executivo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na semana passada e enviado às Forças Armadas, que vinham indicando resistência à proposta de Netanyahu de ocupação total de Gaza.

O comandante do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, “aprovou a principal estrutura do plano operacional do Exército na Faixa de Gaza” e disse ao premiê ser contra a expansão da ofensiva em Gaza, mas que cumprirá ordens do governo.

Os planos israelenses de expandir a guerra em Gaza após 22 meses de combates e mais de 61 mil mortos provocaram críticas internacionais e forte oposição interna. Dias depois, Israel virou alvo de mais críticas por ter matado seis jornalistas que atuavam na Faixa de Gaza, cinco deles funcionários da rede de TV árabe Al Jazeera.

Especialistas alertaram para o risco de fome no território, onde Israel restringiu drasticamente a entrada de ajuda humanitária.

O ataque do Hamas em outubro de 2023, que desencadeou a guerra, provocou a morte de 1.219 pessoas, segundo um balanço da agência de notícias AFP baseado em números oficiais. A ofensiva israelense matou mais de 61.500 palestinos, segundo números do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

Fonte: G1

Redação DV Agora

Recent Posts

Caminhonete furtada é recuperada com mais de uma tonelada de maconha, entre Verê e Dois Vizinhos

Uma caminhonete furtada foi recuperada e mais de uma tonelada de maconha apreendida na manhã…

1 hora ago

Dupla é detida no PR por produção de pornografia infantil e outros crimes

Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…

1 dia ago

Sistema de pedágio eletrônico da EPR Iguaçu entra em operação no dia 23, com descontos

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…

1 dia ago

Homem é detido por ameaçar adolescente no interior de delegacia no PR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…

1 dia ago

Ação policial resulta na prisão de dois por tráfico e apreensão de crack, maconha e cocaína

Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…

1 dia ago

Suspeito é detido por agressão e intolerância contra mulheres árabes em shopping

Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…

1 dia ago