Foto: Divulgação Polícia Ambiental/PR
Um produtor rural foi multado em R$ 862 mil por suspeita de destruir uma área de vegetação nativa superior a 1 milhão de metros quadrados em Rio Azul, na região central do Paraná. A autuação foi realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar (PM), que constatou o envenenamento deliberado e o corte de árvores no local.
Segundo o batalhão, a área devastada corresponde a 105,5 hectares, o equivalente a 143 campos de futebol. A fiscalização, realizada na localidade de Marumbi dos Elias, revelou que a destruição atingiu inclusive Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens de um córrego.
Além da multa administrativa, o produtor responderá criminalmente pelos danos. Um dos agravantes foi o corte ilegal de 38 araucárias, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção. No total, foram apreendidos 10,4 metros cúbicos de toras da espécie.
A polícia também destacou a reincidência do infrator, que descumpriu um embargo ambiental previamente aplicado na mesma propriedade.
Durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Científica, Polícia Civil e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foram apreendidos um trator, uma motosserra e 18 búfalos que, segundo os agentes, estavam sendo usados para degradar a área de preservação.
O nome do autuado não foi divulgado. A reportagem tenta localizar sua defesa para um posicionamento.
Fonte: Tnonline
Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…
Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…
Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…
Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de…