Iniciou nesta quinta-feira(25) a primeira peregrinação experimental do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos

 Iniciou nesta quinta-feira(25) a primeira peregrinação experimental do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos

Foto: Reprodução Portal Educadora

Fonte: Portal Educadora

Nesta quinta-feira, 25, cinquenta peregrinos começaram a primeira peregrinação experimental pelo Caminho de Santiago de Dois Vizinhos, percorrendo quase 163 quilômetros. Os participantes, oriundos tanto do município quanto de outras regiões do Brasil, fazem parte de um projeto da Associação Santiago Brasil, que visa testar e avaliar o trajeto antes da abertura oficial ao público, programada para 25 de julho de 2025.

Na noite de quarta-feira, 24, às 19 horas, os participantes receberam uma bênção de envio durante uma missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, seguida de um jantar. Nesta quinta, por volta das 6 horas, iniciaram a caminhada partindo da mesma paróquia em direção à comunidade de Alto Empossado, percorrendo um trecho de 24,5 km. Às 6h30, foi realizada uma celebração pelo Padre Dilonei Muller no local onde será construída a Capela de Santiago, na Avenida Dedi Barichello Montager. O itinerário inclui visitas à Paróquia Imaculada Conceição e à Igreja do Bairro São Francisco Xavier.

“É um momento muito importante e tudo começa com pessoas que tenham visões, mas também precisa das bençãos de Deus, da determinação e da fé de cada pessoa que vai participar deste caminho. Temos que rezar muito para que o coração das pessoas seja tocado para que entendam que peregrinar é algo muito importante para a vida da pessoa e para a sociedade”, disse o pároco da Imaculada Conceição, padre Dilonei Muller.

A presidente da Associação do Caminho de Santiago, Luciane Reguelin, demonstrou muita alegria pela primeira caminhada. “A gente pede que toda a população duovizinhense, nas comunidades onde os peregrinos vão passar, que digam um bom dia ou boa tarde, acene para eles porque são pessoas simples, eles não querem luxo, querem apenas um sinal de carinho”, disse.

Arnaldo Coelho do Amaral, de Londrina (PR), falou sobre o projeto do Caminho de Santiago. “Estou impressionado, muito feliz e honrado em participar desta primeira caminhada porque eu vi aqui algo que é difícil encontrar em outros lugares, que é o entrosamento dos envolvidos, dos, das equipes de apoio, das empresas envolvidas, do poder público, isso é muito importante. A partir de agora isso deixa de ser um projeto e se torna uma ação, o sonho virou realidade”, enfatizou.

A peregrina, Anie Juçara Fabris Casagrande, de Criciúma (SC), contou sua primeira experiência como peregrina. “Eu era criança, tinha 7 anos, morava em Siderópolis (SC), fui fazer um piquenique na semana do dia da criança, subi um morro. Eu lembro da lancheira, do cheiro do pasto e de me afastar do grupo de crianças para contemplar aquele lugar. Era no alto e eu avistava a cidade. Aquela sensação, eu sinto sempre que vou caminhar. Eu tenho uma experiência longa de peregrinação. Santiago disse que ‘nós somos todos peregrinos e a fé sem obras, ela é morta’. Nós somos peregrinos desta vida, então precisamos mudar as coisas dentro de nós. Nos damos conta disso, no silêncio, escutando a natureza, no contato com o criador e com as pessoas pelo caminho”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 26: Caminhada de Alto Empossado a Santa Maria (29,5 km), com inauguração do marco em Santa Maria.

Sábado, 27: De Santa Maria a São Francisco do Bandeira (29,5 km), com inauguração do marco de São Francisco do Bandeira e missa celebrada pelo Padre Peregrino João Sávio.

Domingo, 28: De São Francisco do Bandeira a Santa Terezinha (26 km), com inauguração do marco em Santa Terezinha.

Segunda-feira, 29: De Santa Terezinha a Linha Conrado (31 km), com inauguração do marco na Linha Conrado.

Terça-feira, 30: De Linha Conrado até a matriz Santo Antônio de Pádua (22,5 km), encerrando a peregrinação às 19 horas com missa de ação de graças celebrada pelo Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, seguida de confraternização.

Redação DV Agora

Notícia relacionada