Foto Catve
A Polícia Federal deflagrou no início da manhã desta quinta-feira (27) a operação “Mbarete” que está relacionada aos conflitos fundiários na Região de Guaíra, no Oeste do Paraná.
A origem dos fatos ocorreu em 3 de janeiro de 2025, quando homens encapuzados entraram na Aldeia indígena Yvy Okaju, em que grande parte está situada nas proximidades da Vila Eletrosul, e efetuaram disparos de arma de fogo atingindo duas crianças, e dois homens, sendo que um deles ficou paraplégico com a lesão sofrida pelos disparos.
As investigações apontaram a participação de alguns moradores da região os quais foram alvos de cumprimento de Busca e Apreensão autorizados judicialmente pela 1ª Vara federal de Umuarama.
Ao todo foram cumpridos 11 mandados de Busca e Apreensão. A operação conta com a participação da Polícia Civil e da Força Nacional.
NOME DA OPERAÇÃO
“Mbarete” – É uma palavra da língua Guarany, que reflete contextos de solidariedade e cooperação, assim como a importância da ajuda mútua e do apoio entre as pessoas e as comunidades.
FONTE; CATVE
Uma mulher, de 34 anos, identificada como Penélope, foi morta no quintal de casa onde…
A morte de Luiz Ricardo Lima, de 7 anos, gerou revolta entre familiares, que alegam…
Uma jovem de 19 anos foi agredida com golpes de facão na cabeça e teve…
Na noite de sexta-feira (31), por volta das 21h, uma equipe da Polícia Militar de…
Uma adolescente de 13 anos foi localizada pela Polícia Militar na casa de um jovem…
Durante patrulhamento na rodoviária de Cascavel, a equipe do Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos…