Categories: Policial

Justiça aceita denúncia contra vereador acusado de dirigir bêbado, matar pedestre e evadir-se do local do crime

Kenny do Cartório (MDB) foi preso em flagrante, e solto em menos de 48 horas. Defesa contesta que vereador estava embriagado e alega que acidente foi causado pela pista estar escorregadia, devido à chuva.

Kenny Rogers Gonçalves Anacleto, vereador de Guarapuava, na região central do Paraná, se tornou réu na Justiça acusado de dirigir embriagado e atropelar e matar um idoso que caminhava na calçada de uma avenida da cidade. O caso aconteceu em dezembro de 2024, dias antes de ele tomar posse na Câmara Municipal. Uma câmera de segurança que fica próxima ao local registrou o acidente. As imagens mostram que, após atropelar o idoso, o carro atingiu um barranco e capotou. Assista acima.

Na época, o político foi preso em flagrante, e solto menos de 48 horas depois. Relembre detalhes mais abaixo. A denúncia criminal foi oficializada pelo Ministério Público (MP) nesta terça-feira (2), e aceita pela Justiça no dia seguinte.Kenny Rogers responde por dois crimes que, juntos, podem render até oito anos de prisão, mais multa: praticar homicídio culposo (sem intenção de matar) na direção de veículo automotor, agravado por dirigir embriagado, estar com a CNH cassada, matar pedestre na calçada e deixar de prestar socorro à vítima; afastar-se do local do acidente, para fugir da responsabilidade. Além da condenação pelos crimes, o MP também pede, na denúncia, que o vereador seja sentenciado a pagar uma indenização à família da vítima.

Em nota, o advogado Marinaldo Rattes, que atua na defesa do vereador, contesta que Kenny Rogers estava embriagado e afirma que vai demonstrar a tese durante o decorrer do processo. “O acusado não estava alcoolizado no momento do acidente, conforme consta em prontuário médico, que indica plena consciência e ausência de sinais clínicos de embriaguez. Testemunhas ouvidas também negaram o consumo de álcool. O acidente ocorreu devido à pista escorregadia pela chuva, sem evidências de excesso de velocidade ou de que o condutor soubesse ter atingido alguém. Ressalta ainda que houve solicitação de socorro por terceiros, sendo precipitada qualquer conclusão sobre omissão”, afirma a defesa.

Kenny Rogers responde ao processo em liberdade. Desde que assumiu o cargo de vereador, em janeiro de 2025, ele está exercendo a função na Câmara de Vereadores.

Em nota, a Câmara de Guarapuava disse que isso se deve por não haver nenhuma decisão judicial que impeça o vereador de exercer o mandato. “Informamos também que toda e qualquer decisão judicial que venha a ser proferida pelo Poder Judiciário será integralmente cumprida, reafirmando o respeito e o espiríto colaborativo entre os três poderes”, complementa. O caso aconteceu no final da tarde de 21 de dezembro, um sábado, na Avenida Vereador Rubem Siqueira Ribas.

Segundo o MP, Kenny Rogers estava dirigindo embriagado, em alta velocidade, e com a CNH cassada, quando avançou na calçada e atingiu José Maceno de Almeida, de 82 anos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo relato da PM, dois delegados da Polícia Civil que estavam de folga passaram pelo local do acidente e viram o veículo capotado na pista e o idoso caído no chão.”Um homem, com vestes desarrumadas e sinais de sujeira, foi visto entrando em outro veículo próximo ao local do acidente, aparentando ser o motorista do carro capotado e tentando fugir”, complementa o relatório. O político foi preso em flagrante e recebeu liberdade provisória na manhã de segunda-feira. O alvará de soltura foi expedido após ele pagar fiança de 15 salários mínimos – o equivalente a R$ 21.180. A Justiça também determinou algumas medidas cautelares, como proibição de acesso a bares e toque de recolher das 20h às 6h em dias de semana e em período integral nos feriados e finais de semana.Quem é o vereador

Kenny Rogers Gonçalves Anacleto tem 33 anos e, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui ensino médio completo, é empresário e casado.

Ele concorreu ao cargo de vereador de Guarapuava pelo Republicanos em 2020, quando recebeu 638 votos e ficou como suplente. Em 2024, se candidatou pelo MDB e se elegeu com 1.294 votos.Kenny do Cartório, como se identifica nas urnas, foi diplomado no dia 16 de dezembro para assumir o cargo no Legislativo Municipal a partir de janeiro de 2025.

Redação DV Agora

Recent Posts

Operação no PR termina com morte de foragido acusado de chefiar o tráfico

Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…

9 horas ago

Idosa fica ferida após ser deixada do lado de fora de casa no Paraná

Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…

9 horas ago

Homem é internado em estado grave após ataque de abelhas com aproximadamente 200 picadas

Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…

9 horas ago

Vítimas deixam carro capotado e são atingidas por caminhão na rodovia do Paraná

Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…

9 horas ago

Acidente em fábrica de explosivos deixa trabalhador ferido no Paraná

Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…

10 horas ago

Cárcere privado e golpe: marido prende mulher e fica com R$ 200 mil

Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…

10 horas ago