Foto: Unsplash
O projeto de lei que prevê multa para porte e uso de drogas em locais públicos de Santa Catarina foi sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL), na terça-feira (16). O valor previsto da pena é de um salário mínimo, equivalente hoje a R$ 1.412.
A norma aborda qualquer droga considerada ilícita. Caso a pessoa volte a cometer a mesma infração em menos de 12 meses, o valor da multa é duplicado, conforme o texto do projeto.
A quantia arrecadada será distribuída da seguinte forma:
Ainda conforme o texto aprovado, o governo do estado tem até 30 dias para regulamentar a lei.
“A ideia demos no projeto de lei é que as denúncias sejam feitas por quem está incomodado com pessoas utilizando drogas nas ruas e a polícia vai abordar, vai fazer o termo circunstanciado e vai fazer uma aplicação da multa no CPF da pessoa”, disse o deputado estadual Jessé Lopes (PL), autor do projeto de lei.
O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2 de julho, dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
O órgão nacional estabeleceu o parâmetro de 40 gramas, ou seis plantas fêmeas, como critério para diferenciar usuários de traficantes da droga.
Quem tiver a substância, mesmo na quantidade de uso próprio, ainda estará cometendo ato ilícito, conforme a decisão federal. Se isso ocorrer, a pessoa estará sujeita a sanções como advertência sobre os efeitos das drogas e medida educativa. Não há informações sobre multas, entretanto.
Fonte: G1
Tânia Djanira Melo Becker de Lorena, avó que matou a própria filha para ficar com…
A Justiça do Trabalho condenou uma empresa de Belo Horizonte a pagar R$ 10 mil…
Motorista de aplicativo de 31 anos, foi vítima de roubo na quinta-feira (18) em estrada…
Uma colisão entre um carro e uma motocicleta foi registrada na Rua Mário de Barros,…
Um crime de grandes proporções chocou moradores do bairro Jardim Duarte, em Foz do Iguaçu,…
Ford Ka carregado com grande quantidade de maconha foi apreendido em Santa Tereza do Oeste,…