Categories: ParanáSaúde

Maiores números em dez anos: Paraná supera meta de imunização de seis vacinas

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Os números alcançados são os mais altos desde 2015 para a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos.

O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação e estipula metas de cobertura vacinal.

A boa notícia dos índices alcançados nas coberturas vacinais é para a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, com 100,4%; a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, chegou a 93,6% de cobertura; e a HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, chegou a 116,6% para as meninas e 109,2% para os meninos. Para essas vacinas a meta estipulada é de 90%.  

Já para as vacinas cuja meta é de 95% as coberturas foram: hepatite B (em menores de 30 dias) com 103,1%, pneumocócica 10-valente, que combate a bactéria que causa pneumonia e meningite alcançou 95,9% e a primeira dose do tríplice viral registrou 100,09%.

  • “Os números alcançados demonstram o grande esforço do Governo do Estado para que tenhamos todo o público alvo imunizado contra essas doenças, que são graves e podem matar. Nossas ações ao longo dos últimos anos são um reflexo dessa conquista”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Continuamos nosso trabalho para manter essas metas e superar as demais. Vacina aplicada é sinônimo de proteção”.

Várias ações de vacinação e capacitações voltadas para os profissionais das salas de vacinas, campanhas, força-tarefa e investimentos auxiliaram nesse resultado. 

A ação mais recente realizada pelo governo estadual foi a força-tarefa de vacinação nas escolas para ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais (inclusive creches e berçários) das 399 cidades.

“Estamos acima da média nacional para essas vacinas disponibilizadas para as crianças e adolescentes até 15 anos. Isso é sinal que o trabalho que estamos fazendo no Estado está dando resultados”, comemora a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos.

  • OUTROS DADOS – Para as demais coberturas vacinais o Paraná finalizou 2024 com 81,27% para febre amarela (para crianças até 12 meses), 91,8% hepatite A, 90,6% meningocócica conj. C (menores de 1 ano), 94,3% pentavalente (menores de 1 ano) e 93,0% poliomielite (menores de 1 ano). Para todas elas a meta nacional é de 95%

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Restos humanos encontrados dentro de jacaré em lagoa onde menino autista desapareceu

Caçadores encontraram restos mortais dentro da barriga de um jacaré que capturaram na última terça-feira…

13 horas ago

Ex-vereador e pedreiro enfrentam julgamento por feminicídio da esposa do político

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Piên Leonides Maahs irá a julgamento nesta…

13 horas ago

Novo papa garante acolhimento a fiéis lgbtqia+, mas mantém limites atuais

O papa Leão XIV manterá as reformas promovidas pelo papa Francisco com relação a fiéis…

13 horas ago

Dono da The Boss some após clientes reclamarem de falta de retorno financeiro

O escritório de investimentos The Boss, em Curitiba, é alvo de denúncias de calote. Pelo…

13 horas ago

Dentista é investigada por suspeita de uso de medicamentos falsificados

A dentista Juliana Furquim, que foi presa em Curitiba na última terça-feira (16), realizaria procedimentos…

14 horas ago

Polícia Civil prende suspeito por estupro de vulnerável em cumprimento de mandado

A Delegacia de Polícia Civil de Clevelândia cumpriu nesta quinta-feira (18) mandado de prisão preventiva…

14 horas ago