Categories: ParanáSaúde

Maiores números em dez anos: Paraná supera meta de imunização de seis vacinas

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Os números alcançados são os mais altos desde 2015 para a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos.

O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação e estipula metas de cobertura vacinal.

A boa notícia dos índices alcançados nas coberturas vacinais é para a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, com 100,4%; a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, chegou a 93,6% de cobertura; e a HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, chegou a 116,6% para as meninas e 109,2% para os meninos. Para essas vacinas a meta estipulada é de 90%.  

Já para as vacinas cuja meta é de 95% as coberturas foram: hepatite B (em menores de 30 dias) com 103,1%, pneumocócica 10-valente, que combate a bactéria que causa pneumonia e meningite alcançou 95,9% e a primeira dose do tríplice viral registrou 100,09%.

  • “Os números alcançados demonstram o grande esforço do Governo do Estado para que tenhamos todo o público alvo imunizado contra essas doenças, que são graves e podem matar. Nossas ações ao longo dos últimos anos são um reflexo dessa conquista”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Continuamos nosso trabalho para manter essas metas e superar as demais. Vacina aplicada é sinônimo de proteção”.

Várias ações de vacinação e capacitações voltadas para os profissionais das salas de vacinas, campanhas, força-tarefa e investimentos auxiliaram nesse resultado. 

A ação mais recente realizada pelo governo estadual foi a força-tarefa de vacinação nas escolas para ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais (inclusive creches e berçários) das 399 cidades.

“Estamos acima da média nacional para essas vacinas disponibilizadas para as crianças e adolescentes até 15 anos. Isso é sinal que o trabalho que estamos fazendo no Estado está dando resultados”, comemora a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos.

  • OUTROS DADOS – Para as demais coberturas vacinais o Paraná finalizou 2024 com 81,27% para febre amarela (para crianças até 12 meses), 91,8% hepatite A, 90,6% meningocócica conj. C (menores de 1 ano), 94,3% pentavalente (menores de 1 ano) e 93,0% poliomielite (menores de 1 ano). Para todas elas a meta nacional é de 95%

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na PR-483 em Município da região

Na noite desta segunda-feira (30), um grave acidente do tipo abalroamento transversal foi registrado na…

4 horas ago

Trump sugere possível deportação de Elon Musk e gera repercussão nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a entender que pode deportar Elon Musk…

5 horas ago

Juros mais acessíveis: Fomento Paraná lança FIDC Agro com foco no crédito rural

Instituição poderá investir nos novos FIDCs como única cotista sênior com percentuais entre 14% e…

6 horas ago

Caso RJ: jovem de MT que se relacionava com menor planejava crime contra os próprios pais

As investigações da Polícia Civil apontaram que a adolescente de 15 anos envolvida em um…

8 horas ago

Paranaenses sofrem com frio extremo e ficam retidos na fronteira chilena

Cerca de 60 caminhoneiros brasileiros, incluindo paranaenses, estão presos desde sexta-feira (27) na região de…

9 horas ago

Parceria com cooperativas: Copel busca soluções para impulsionar o agro paranaense

Diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lar…

9 horas ago