Categories: Notícias Gerais

Medicamento à base de cannabis será oferecido pelo SUS no Paraná para casos específicos de epilepsia

Os cadastros para solicitação do tratamento serão abertos em julho. O fornecimento será direcionado a pacientes com diagnóstico associado às síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e ao Complexo de Esclerose Tuberosa, condições neurológicas raras, quando não houver resposta às terapias convencionais.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) regulamentou nesta segunda-feira (23) a oferta de medicamentos à base de canabidiol (CBD) para tratamento de epilepsia refratária no Sistema Único de Saúde (SUS). Os cadastros para solicitação do tratamento serão abertos em julho. O fornecimento será direcionado a pacientes com diagnóstico associado às síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e ao Complexo de Esclerose Tuberosa, condições neurológicas raras, quando não houver resposta às terapias convencionais.

O medicamento, com eficácia e segurança comprovadas, passa a compor o rol ofertado pela Sesa exclusivamente para as indicações previstas em bula e para pacientes cujas opções terapêuticas disponíveis no SUS já tenham sido esgotadas.

Desde início de 2025, o Paraná fornece o medicamento com associação de tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), destinado a pacientes com espasticidade moderada a grave associada à esclerose múltipla. O acesso é regido pela Resolução Sesa nº 1.180/2024. Atualmente, 69 pacientes estão cadastrados no tratamento, disponível na rede pública estadual e nos municípios responsáveis pela dispensação de medicamentos do componente especializado.

“A liberação do canabidiol no SUS do Paraná para casos específicos de epilepsia refratária representa um avanço no cuidado às pessoas que enfrentam essas síndromes com enorme impacto na qualidade de vida. Estamos unindo rigor técnico e sensibilidade para garantir acesso ao que há de mais moderno no tratamento dessas doenças”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Deise Pontarolli, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Sesa, reforça que o acesso a esses medicamentos é um marco importante para o SUS estadual. “Ele oferece novas perspectivas de tratamento para pacientes que não respondiam às terapias convencionais. Nosso compromisso é garantir que o fornecimento seja feito com segurança e acompanhamento rigoroso, assegurando melhores resultados para os pacientes e suas famílias”, disse.

Os critérios clínicos para acesso ao tratamento constam nas Resoluções Sesa nº 1.078, n° 1.080 e nº 1.081 (confira todas AQUI). O sistema de informação que gerencia o elenco de medicamentos da Sesa já está sendo parametrizado, e os pacientes poderão apresentar a documentação exigida, a partir do próximo mês, diretamente nas farmácias das Regionais de Saúde ou dos municípios que integram o componente especializado e o Elenco Complementar da secretaria. A lista de documentos necessários poderá ser consultada AQUI.

A nova medida é baseada em evidências científicas que comprovam a eficácia e segurança do medicamento para essas indicações específicas, conforme estabelecido em bula. A oferta segue os parâmetros definidos pela Lei Estadual nº 21.364/2023, regulamentada pelos Decretos nº 4.977/2024 e nº 10.222/2025.


Fonte: Aen

Redação DV Agora

Recent Posts

Grave acidente em Chapecó envolve vários veículos

Um grave acidente de trânsito envolvendo diversos veículos foi registrado na tarde desta sexta-feira (30)…

11 horas ago

Caso de crueldade animal termina com homem preso no sudoeste do PR

Um homem de 34 anos foi preso em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, suspeito…

12 horas ago

Investigação de homicídio resulta na prisão de dois suspeitos em Nova Esperança do Sudoeste

A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Polícia de Salto do Lontra,…

13 horas ago

Ataque a tiros no Paraná deixa quatro pessoas feridas da mesma família

Um homem de 58 anos foi preso preventivamente por armar uma emboscada e atirar contra…

13 horas ago

Idoso é detido após suspeita de filmar adolescente em ônibus no PR

Um homem de 64 anos foi preso suspeito de importunação sexual dentro de um ônibus…

13 horas ago

Criminosos simulam voz de mãe com IA e tentam aplicar golpe de R$ 1 mil no PR

Golpistas estão usando áudios falsos criados com inteligência artificial para enganar famílias em Cascavel, no…

13 horas ago